A Americanas (AMER3) informou nesta segunda-feira (21) que houve um acesso não autorizado nos servidores da companhia. Como resultado, o site da lojas Americanas e Submarino estão fora do ar desde domingo, e o Shoptime se juntou à dupla na tarde de hoje.
Os serviços virtuais da Americanas e suas subsidiárias apresentavam instabilidade desde o último sábado (19), mas a empresa conseguiu reativar os sites. No entanto, voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo e acionou seus protocolos de resposta assim que identificou o “acesso não autorizado”.
O grupo hacker LAPSUS, mesmo envolvido nos ataques cibernéticos contra o Ministério da Saúde recentemente, reivindicou a autoria da ação, mas a companhia não confirmou o envolvimento do grupo ou de qualquer tipo de ataque hacker.
Os domínios da Americanas apontavam para um aviso de que o serviço estava indisponível devido a uma “falha de DNS” (Sistema de Nomes de Domínio, na sigla em inglês). Em linhas gerais, uma falha de DNS significa que seu navegador web não consegue encontrar o “caminho” até o site.
O app da Americanas e demais lojas também estão barrando certas funcionalidades dos usuários. O acesso a eles ainda é permitido, mas não é possível ver produtos ou realizar compras.
“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A empres reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”, declarou a Americanas em comunicado.
comunicado importante pic.twitter.com/SuBxwSpxR3
— #AmericanasNoBBB (@americanas) February 21, 2022
Além disso, a empresa afirmou que não houve evidência de comprometimento das suas bases de dados, o que inclui dados cadastrais e financeiros dos usuários.
Falha no servidor derruba ações da Americanas
Uma falha nos serviços digitais pode representar grande risco para a companhia, uma vez que o e-commerce é responsável por cerca de 60% das receitas da empresa.
Não por acaso, a varejista perdeu mais de R$ 1 bilhão de valor de mercado nesta segunda. Às 16h30, as ações da Americanas caiam 5,72%, cotadas a R$ 31,79.