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Americanas (AMER3): sites retomam “gradualmente o funcionamento”; ações sobem

Aplicativo Americanas (AMER3): Febraban une forças com Bradesco contra a Americanas. Foto: Divulgação/Americanas

Aplicativo Americanas (AMER3). Foto: Divulgação/Americanas

Depois de três dias sem funcionamento, desde que foi detectado um acesso não autorizado nos servidores da companhia no último sábado (19), os sites da Americanas (AMER3) e do Submarino voltaram ao ar nesta quarta-feira (23), segundo a empresa.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Americanas informou que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce. A empresa ressalta que não houve evidências de comprometimento das bases de dados. “As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo”, diz o texto.

Às 16h17, as ações da Americanas subiam 0,84%, cotadas a R$ 30,04. Desde o início da semana, a companhia perdeu R$ 250 milhões, segundo estimativa da XP Investimentos, e aproximadamente R$ 3,5 bilhões em valor de mercado, conforme fechamento de ontem.

As vendas por plataformas digitais representam 60,8% das receitas da empresa – as lojas físicas respondem por pouco menos de 40%.

O grupo hacker LAPSUS, envolvido nos ataques cibernéticos contra o Ministério da Saúde recentemente, reivindicou a autoria da ação, mas a companhia não confirmou se houve atividade criminosa do grupo ou de outro grupo hacker.

Sites fora do ar da Americanas (AMER3): entregas de produtos são afetadas; ações caem

Na última terça-feira (22), os consumidores foram às redes sociais para reclamar de atrasos nas entregas e a dificuldade de comunicação com a companhia. Até o momento, não há previsão de retorno dos três sites da Americanas (Americanas.com, Submarino e Shoptime).

“Não voltou ainda. Uma empresa desse porte, meu Deus. Espero que não afete a entrega dos pedidos”, disse uma consumidora na página do Facebook da empresa, que possui aproximadamente 9 milhões de usuários. Em resposta, a Americanas disse que todos os pedidos serão entregues, “mas, por causa das instabilidades do site, poderão haver atrasos”.

Os clientes que efetuaram compras durante o final de semana do ataque ainda não receberam confirmação dos pedidos, apesar da cobrança já ter sido feita.

Nas redes sociais da Americanas, há diversas reclamações a respeito da falta de comunicação por parte da empresa. Não são só a respeito de cobranças, mas também sobre a previsão de entrega e a falta de atendimento por telefone. Usuários dizem que não conseguem mais acessar a própria conta no ambiente de e-commerce. Há relatos de que o problema envolve também as trocas de produto.

Como protocolo, a Americanas envia respostas prontas aos consumidores: “A companhia informa que, por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível. Por isso a entrega do seu produto pode sofrer atrasos.”

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