Americanas (AMER3): parceria com Vibra (VBBR3) é positiva, mas XP vê um desafio

A XP Investimentos vê de forma positiva a criação da “Vem Conveniência”, uma rede de lojas de pequeno varejo desenvolvida a partir da parceria da Americanas (AMER3) com a Vibra Energia (VBBR3).

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Quando o anúncio da parceria foi feito, em fevereiro do ano passado, o comentário dos analistas da XP afirmava que geraria valor para a Americanas por meio de ganhos de escala e diluição de custos de logística.

Para a XP, o novo negócio é um passo da nova estratégia da Americanas para se tornar uma única entidade com três principais frentes de negócio:

  • seu ecossistema multicanal (Lojas Americanas físicas e e-commerce);
  • lojas de conveniência (Vem Conveniência);
  • redes de franquia (Grupo Uni.co).

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Mas a recomendação de compra da XP para os papéis da Americanas se mantém neutra, com o preço alvo de R$ 45. “Continuamos a ver uma dinâmica desafiadora no setor de e-commerce frente ao aumento de competição e deterioração macro. Além disso, queremos ter mais visibilidade sobre as diferentes frentes da nova companhia, como a expansão do Hortifruti Natural da Terra e a estratégia de franquias”, diz o relatório.

Visão sobre a parceria

Desde 2021, a Vibra está aportando a rede de franquias BR Mania, com aproximadamente 1,2 mil lojas, e a Americanas com 55 lojas locais, além de R$ 252 milhões nessa nova companhia. A Lojas Americanas poderá pagar ainda um adicional de até R$53 milhões para Vibra, sujeito ao atingimento de algumas metas dessa nova companhia.

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A avaliação da XP sobre o papel de participação da Americanas é especialmente a experiência em operação de lojas de varejos, o que deve seguir para ganhos financeiros através dos seguintes pontos:

  • Adequação do sortimento das lojas;
  • Economia de custos ao se beneficiar do poder de negociação que a Americanas tem com os fornecedores;
  • Uso de Ame Digital nas lojas e;
  • Aumento do fluxo da loja com iniciativas multicanais.

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“A marca BR Mania será mantida nas lojas dos postos, enquanto as lojas fora de postos utilizarão a marca Local. O modelo de operação previsto envolve tanto lojas franqueadas como operação própria, apesar de que entendemos que o último deve ser uma minoria”, registram os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt.

Cotação da Americanas e Vibra

Nesta terça-feira, próximo das 15h30, os papéis da Americanas caíam 0,29%, a R$ 30,93. A ação da Vibra recua 1,35%, a R$ 22,59.

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Victória Anhesini

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