Conselho da Americanas (AMER3) anuncia novo executivo para comandar a companhia

Mais de um mês após divulgar a descoberta de um rombo bilionário que resultou na saída do CEO Sérgio Rial, a Americanas (AMER3) informou nesta quarta (15) que seu conselho de administração elegeu um novo executivo para comandar a companhia. O novo diretor-presidente da varejista – em recuperação judicial, com dívidas de mais de R$ 40 bi – é Leonardo Coelho Pereira. Ele vai substituir o interino João Guerra e assume o cargo hoje.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Noticias-1000x325AMER3.jpg

Segundo comunicado da companhia, o novo CEO da Americanas “é um executivo com sólidas e bem-sucedidas experiências em empresas do setor de varejo, assim como em ambiente de consultoria de reestruturação”.

Coelho, novo diretor-presidente da Americanas, exerceu “posições de liderança em empresas dominantes em seus segmentos.” Acrescenta a varejista: “Atuou como sócio na Alvarez & Marsal desde 2011, na área de Reestruturação, com passagens relevantes em vários segmentos econômicos, como varejo, sportainment, agro, petróleo, construção e energia.”

O executivo que vai comandar a Americanas trabalhou por mais de 10 anos na C-Level (como CEO e CFO) em multinacionais no Brasil, Alemanha, Itália, Chile, Argentina e Uruguai.

João Guerra voltará, de acordo com a Americanas, ao cargo de Diretor de Recursos Humanos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Coelho, novo diretor-presidente da Americanas. era sócio do escritório Alvarez & Marsal

Novo membro do Comitê que apura o rombo

A Americanas também anunciou nesta quarta que o Conselho elegeu Antonio Luiz Pizarro Manso para substituir Vanessa Claro Lopes como membro do Comitê Independente, que apura o rombo bilionário na contabilidade da companhia.

Vanessa Claro Lopes renunciou ao cargo de integrante do Comitê Independente, criado pelo Conselho de Administração em 11 de janeiro de 2023. Segunda a empresa, a executiva “disse que teve dificuldade em conciliar a agenda do Comitê Independente com os demais compromissos da Conselheira com a companhia e outras empresas”.

Antonio Luiz Pizarro Manso é formado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio e pós-graduado pelo IBMEC no curso MBA Executivo em Finanças. A Americanas detalha no Fato Relevante divulgado hoje: “Com extensa carreira profissional, foi executivo em diversas empresas nacionais e estrangeiras. Participou de Conselhos de Administração e Consultivo e do Comitê de Investimento, Finanças, de Recursos Humanos e de Auditoria de várias empresas, como Itapoá Terminais Portuários, Fibria
Celulose, Solví Participações SA, TAM, LM Wind Power do Brasil, Grupo Abril, Latam Airlines Group e Banco Caixa Geral Brasil.”

Pizarro foi membro do Comitê de Investigação Independente ligado ao Conselho de Administração da Hypera (HYPE3).

Americanas tenta sobreviver à recuperação judicial

No último mês, a Americanas (AMER3) tornou-se praticamente um sinônimo de notícias ruins: suspeita de fraudes, dívidas bilionárias, recuperação judicial, entre outras problemas. Enquanto se afasta lentamente do olho do furacão, a varejista de Jorge Paulo LemannMarcel Telles e Carlos Alberto Sicupira enfrenta as cicatrizes causadas pela crise para sobreviver a essa tempestade.

De acordo com um levantamento feito pela WebGlobal a pedido do Suno Notícias, entre os dias 11 a 22 de janeiro, as ofertas no e-commerce da Americanas caíram 31,16%, e os produtos ofertados apresentaram um recuo de 18,86%.

“As ofertas são todos os produtos que estão sendo vendidos nas lojas. Por exemplo, tenho um iPhone 13 Rosa. Associo todas as ofertas [anúncios] da loja a esse produto”, explica Marcelo Magalhães, diretor de produtos da WebGlobal.

Uma das hipóteses apontadas pela companhia de monitoramento do mercado online para essa queda foi o receio dos vendedores de que a companhia apresentasse problemas no repasse de pagamentos.

Contudo, após esse primeiro tombo, a Americanas começou a se recuperar e, entre os dias 25 de janeiro a 8 de fevereiro, viu as ofertas no digital crescerem 20%. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Marco Antônio Lopes

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno