A Americanas (AMER3) fará uma mudança na política de repasse dos valores recebidos aos lojistas do marketplace da plataforma. Marco Zolet, diretor da varejista, adiantou à Bloomberg Línea que os recursos serão entregues aos vendedores de forma semanal e permanente.
“Foi um projeto piloto, que agora vamos tornar permanente. O objetivo é ficar mais próximo dos sellers (vendedores), que se assustaram com os eventos do fato relevante de 11 de janeiro”, comentou Zolet ao veículo.
Em março, a varejista divulgou ao mercado que os vendedores da plataforma seguiam recebendo os repasses, dentro dos prazos de pagamentos e acordos estabelecidos. Uma parte deste grupo já recebia os recursos de forma semanal, o que será o padrão para todos agora.
“Temos mais de 150 mil sellers. Não houve redução nesse número mesmo após o fato relevante de 11 de janeiro”, reforçou o diretor de marketplace da Americanas.
Antes da recuperação judicial da Americanas, o número de lojistas cadastrados na plataforma era de 149 mil (3T22). Porém, a empresa não divulgava quantos eram considerados ativos.
Americanas em recuperação judicial
A varejista está em recuperação judicial com débitos que ultrapassam a casa dos R$ 40 bilhões. A crise contábil na Americanas explodiu no começo do ano, quando Sérgio Rial, então CEO da varejista, revelou ter encontrado inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões.
João Pedro Nascimento, presidente da CVM, disse que a crise na Americanas colocou os negócios de Lemann, Sicupira e Marcel Telles na mira da autarquia. Em uma audiência no Senado, o executivo chamou o escândalo contábil da varejista de “lamentável e gravíssimo”.
“Sem querer tirar conclusões, os acionistas controladores têm políticas bastante agressivas sobre contabilização de despesa, buscando tirar o maior prazo possível dos fornecedores. As políticas dos acionistas controladores nos deixam atentos a outras empresas de que participam”, argumentou Nascimento durante uma audiência pública no Senado Federal sobre a crise na Americanas.