A Americanas (AMER3) anunciou nesta sexta-feira (19) que Sergio Rial, antigo CEO do Santander (SANB11), será o diretor executivo da varejista. Esta é a primeira troca no comando em duas décadas na varejista.
O novo CEO da Americanas vai começar no dia 1º de janeiro de 2023, substituindo Miguel Gutierrez, que esteve na Americanas há quase 30 anos, de acordo com fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A varejista ressalta que a troca de CEO não muda a estrutura organizacional da companhia.
Sergio Rial também é presidente do conselho de administração do Santander, e também ocupa o mesmo posto na rede de postos de combustíveis Vibra (VBBR3), acumulando ainda a vice-presidência do conselho de administração da BRF (BRFS3), donas das marcas Sadia e Perdigão.
“Acreditamos que este movimento de sucessão reforçará a estratégia da companhia de crescimento com rentabilidade, indo ao encontro do nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”, diz o comunicado.
Conforme a apuração do Brazil Journal, fontes próximas à companhia afirmaram que a troca de executivos vem sendo discutida há meses. O tema esteve na pauta desde a aprovação da reestruturação societária da empresa, no fim de 2021. Por fim, a companhia optou trazer um executivo de fora, escolhido pelo conselho da Americanas.
No segundo trimestre de 2022 (2T22), a companhia registrou alta de 15,6% prejuízo líquido em relação ao mesmo período em 2021. A varejista, que havia reportado uma baixa de R$ 85 milhões no segundo trimestre do ano passado, agora amarga um resultado negativo de R$ 98 milhões.
A receita líquida da Americanas, no entanto, teve alta de 6,7% no acumulado de um ano, chegando ao patamar de R$ 6,6 bilhões. O lucro bruto no período também avançou: 8,1%, para R$ 2 bilhões.
O grupo Americanas S.A. destaca que o segundo trimestre marca um ano da fusão das Lojas Americanas com o e-commerce B2W, e agora conta com 3,5 mil lojas ativas no país. A empresa celebra, ainda, a retomada gradual do comércio presencial, responsável por aquecer as vendas em 27% em relação aos intervalo entre abril e junho de 2021.