Americanas (AMER3): Fraude envolveu ao menos 30 funcionários – que estão sendo demitidos

O presidente da Americanas (AMER3), Leonardo Coelho Pereira, disse que a fraude contábil envolvendo os balanços da empresa teve a participação de ao menos 30 funcionários. Todos estão em processo de demissão, que em tese deveria ser concluído nesta semana, na quarta (14).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Home-1-1.png

A afirmação foi feita pelo executivo durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara, que versa sobre o caso da Americanas.

O presidente da Americanas chegou a apresentar uma relatório de uma investigação independente que ocorre na companhia.

Documentos como esse, ainda nesta semana, revelaram que a fraude contábil ‘inflou’ o resultado da varejista em R$ 25,3 bilhões.

Além disso, os relatórios indicam participação da ex-diretoria da empresa nos atos fraudulentos, tal como no esforço em ocultá-los. Os diretores, tal como o antigo CEO, foram afastados.

Até então, segundo Coelho, as fraudes não envolvem nem os acionistas de referência – que incluem Lemann, Telles e Sicupira – nem o Conselho de Administração da companhia.

Um dos ex-diretores, José Timotheo Barros, emitiu nota rebatendo as acusações, citando que “o fato relevante informado ao mercado na data de ontem (terça-feira) contém inverdades e faz acusações que precisarão ser provadas”.

“No mesmo dia, baseado em documento elaborado de modo parcial para perturbar as apurações, trechos do que seria parte de relatório de investigação feita pelos advogados da empresa (não pelo comitê independente) foram mostrados de maneira leviana em comissão do Congresso Nacional, apresentando meras opiniões de suspeitas como verdades”, diz o pronunciamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Materias-01.png

CPI da Americanas deve convocar ex-diretores em julho

Segundo o deputado que preside a CPI da Americanas, Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), a previsão é de que ex-diretores e o ex-CEO, Miguel Gutierrez, sejam convocados no início de julho.

Foi protocolado requerimento já no dia 5 de junho para ouvir ex-executivos da empresa, incluindo:

  • André Covre
  • Miguel Gutierrez
  • Anna Christina Ramos Saicali
  • José Timotheo de Barros
  • Marcio Cruz Meirelles
  • João Guerra
  • Camille Loyo Faria
  • Fábio da Silva Abrate
  • Flávia Carneiro
  • Marcelo da Silva Nunes

Além disso, requerimentos para ouvir presidentes de bancos credores também foram protocolados – contemplando Milton Maluhy Filho, do Itaú (ITUB4) e Mario Roberto Leão, do Santander (SANB11).

Uma eventual convocação da Câmara não permite que as partes, tanto da Americanas quanto qualquer outra, recusem a ida ao parlamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião