A Americanas (AMER3) anunciou nesta quarta (11) a compra de 100% das ações da hortifruti Natural da Terra. O valor da transação foi por R$ 2,1 bilhões.
A aquisição da totalidade das ações do Hortifruti Natural da Terra custou R$ 2,1 bilhões.
Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Americanas informa que a Hortifruti Natural da Terra é a “maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil, com uma rede de 73 lojas em quatro Estados (RJ, SP, MG e ES).”
“Considerando os ganhos potenciais das sinergias inicialmente identificadas, o preço da aquisição equivale a 9x EV/EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) estimado do HNT para 2021″, afirma a Americanas na nota ao mercado.
Nos últimos doze meses, encerrados em 30 de junho de 2021, a Hortifruti Natural da Terra apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões e uma margem EBITDA de 12%
A conclusão da operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a “eventuais autorizações societárias a serem obtidas oportunamente.”
Referência digital
A empresa, acrescenta a Americanas, é “referência digital do setor no país, com as vendas online representando 16% do total.”
A HNT oferece “conveniência, atendimento diferenciado e alta recorrência de compra, por meio da capilaridade, localização estratégica das lojas e integração digital.”
Os resultados financeiros expressivos da empresa são, de acordo com a compradora, “reflexo do modelo de negócios focado em produtos frescos, que visa garantir maiores vendas/m² e margens.”
A Hortifruti Natural da Terra opera com uma estratégia omnichannel, oferecendo serviços para compras realizadas em lojas, sites, apps e no WhatsApp, incluindo entregas no mesmo dia e retirada na loja em 100% da sua rede.
A HNT opera as bandeiras Hortifruti e Natural da Terra, ofertando mais de 7 mil SKUs (sigla para Stock Keeping Unitm ou Unidade de Manutenção de Estoque), em três formatos de lojas:
- 54 lojas tradicionais, com área média de 700 m²;
- 8 lojas menores com área média de 180 m², que atendem a necessidade da feira do dia a dia, com SKUs de maior recorrência;
- e Dark Store, que atende apenas aos pedidos digitais, expandindo o raio de atuação para as vendas online.
Americanas: lojas da HNT contam com plataforma logística
As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas –para assegurar produtos frescos.
A Hortifruti Natural da Terra dispõe também programa de fidelidade – que atingiu, ao final de 2020, o patamar de 75% de identificação de suas vendas.
“Os clientes do programa compram em média 34 vezes ao ano, com gasto mensal de R$ 125, enquanto os clientes omnichannel compram em média 67 vezes ao ano, com gasto mensal de R$ 326”, diz a Americanas.
A empresa lembra que 73% dos clientes da HNT compram mais de uma vez ao mês.
Diz que a aquisição da HNT “possibilitará oferecer mais conveniência aos clientes, ampliando a oferta de produtos frescos e saudáveis, em linha com os novos hábitos de consumo.”
Aquisição vai abrir novas frentes, diz Americanas
Além disso, a aquisição vai abrir novas frentes de crescimento e rentabilidade. Entre as oportunidades identificadas, a Americanas destaca:
- Complementariedade do sortimento de produtos frescos e saudáveis nas lojas da Americanas, incluindo as lojas de conveniência.
Integração nativa da plataforma digital da HNT, que já é operada pelo Supermercados Now (subsidiária da Americanas). - Roll-out do formato de Dark Store para acelerar a expansão da Americanas Mercado (online) com entregas rápidas e sortimento de produtos.
- Utilização da expertise da Americanas em expansão de lojas, para a acelerar o plano de abertura de lojas da HNT, ganhando capilaridade nacional.
- Integração da logística com a plataforma da LET’s, a inteligência de logística da Americanas.
- Expansão da integração com a AME, fintech da Americanas, aumentando a oferta de produtos e serviços financeiros nas lojas HNT (cartão de crédito, recarga de celular, cartões de conteúdo, crédito para pessoa física, entre outros) para aumentar a frequência de compras.