Ícone do site Suno Notícias

Americanas (AMER3) compra a rede Hortifruti Natural da Terra por R$ 2,1 bi

Americanas (LAME4)

Americanas: operação vai abrir novas frentes para a companhia. Foto: Divulgação

A Americanas (AMER3) anunciou nesta quarta (11) a compra de 100% das ações da hortifruti Natural da Terra. O valor da transação foi por R$ 2,1 bilhões.

A aquisição da totalidade das ações do Hortifruti Natural da Terra custou R$ 2,1 bilhões.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Americanas informa que a Hortifruti Natural da Terra é a “maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil, com uma rede de 73 lojas em quatro Estados (RJ, SP, MG e ES).”

“Considerando os ganhos potenciais das sinergias inicialmente identificadas, o preço da aquisição equivale a 9x EV/EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) estimado do HNT para 2021″, afirma a Americanas na nota ao mercado.

Nos últimos doze meses, encerrados em 30 de junho de 2021, a Hortifruti Natural da Terra apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões e uma margem EBITDA de 12%

A conclusão da operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a “eventuais autorizações societárias a serem obtidas oportunamente.”

Referência digital

A empresa, acrescenta a Americanas, é “referência digital do setor no país, com as vendas online representando 16% do total.”

A HNT oferece “conveniência, atendimento diferenciado e alta recorrência de compra, por meio da capilaridade, localização estratégica das lojas e integração digital.”

Os resultados financeiros expressivos da empresa são, de acordo com a compradora, “reflexo do modelo de negócios focado em produtos frescos, que visa garantir maiores vendas/m² e margens.”

A Hortifruti Natural da Terra opera com uma estratégia omnichannel, oferecendo serviços para compras realizadas em lojas, sites, apps e no WhatsApp, incluindo entregas no mesmo dia e retirada na loja em 100% da sua rede.

A HNT opera as bandeiras Hortifruti e Natural da Terra, ofertando mais de 7 mil SKUs (sigla para Stock Keeping Unitm ou Unidade de Manutenção de Estoque), em três formatos de lojas:

Americanas: lojas da HNT contam com plataforma logística

As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas –para assegurar produtos frescos.

A Hortifruti Natural da Terra dispõe também programa de fidelidade – que atingiu, ao final de 2020, o patamar de 75% de identificação de suas vendas.

“Os clientes do programa compram em média 34 vezes ao ano, com gasto mensal de R$ 125, enquanto os clientes omnichannel compram em média 67 vezes ao ano, com gasto mensal de R$ 326”, diz a Americanas.

A empresa lembra que 73% dos clientes da HNT compram mais de uma vez ao mês.

Diz que a aquisição da HNT “possibilitará oferecer mais conveniência aos clientes, ampliando a oferta de produtos frescos e saudáveis, em linha com os novos hábitos de consumo.”

Aquisição vai abrir novas frentes, diz Americanas

Além disso, a aquisição vai abrir novas frentes de crescimento e rentabilidade. Entre as oportunidades identificadas, a Americanas destaca:

 

Sair da versão mobile