Americanas (AMER3) reverte prejuízo e lucra R$ 224,9 milhões no 2T21
A Americanas (AMER3) registrou lucro líquido pró-forma — considerando a combinação de negócios da B2W e da Lojas Americanas (LAME4) — de R$ 224,9 milhões no segundo trimestre de 2021, revertendo prejuízo de R$ 36 milhões apurado em igual período do ano passado.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado atingiu R$ 1,1 bilhão, com margem Ebitda de 15,5%, um recuo de 0,1 ponto percentual, devido à maior participação das vendas online e aos investimentos realizados pela Americanas.
A receita líquida da varejista saltou de R$ 4,73 bilhões, no ano anterior, para R$ 6,92 bilhões, no trimestre encerrado no último mês de junho, uma variação positiva de 46,1%.
O volume bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês) total da Americanas foi de R$ 12,6 bilhões, um crescimento de 32,6% na base anualizada. O GMV Digital atingiu R$ 9,8 bilhões no segundo trimestre deste ano, um aumento de 37,3%
Ao final de junho, a Americanas registrava 48,7 milhões de de clientes ativos e 34.000 associados. No trimestre, foram inauguradas nove lojas, chegando a um total de 1.713 nos formatos Tradicional, Express, Local, Digital e Ame Go.
O número de itens ofertados somou 110,7 milhões ao final do segundo trimestre de 2021, uma alta de 178,4%, com o impulso do marketplace.
As despesas operacionais ficaram em R$ 1,84 bilhão, um aumento de 55,3% ante o segundo trimestre de 2020, quando a Americanas apurou despesas de R$ 1,18 bilhão. O indicador foi impactado pelo crescimento das despesas com vendas e de marketing relacionadas ao avanço do online e demais investimentos.
Em 31 de junho, a companhia apresentava posição de caixa líquido de R$ 3,5 bilhões contra uma dívida líquida de R$ 3,7 bilhões, em 2020. De acordo com a varejista, a redução do endividamento líquido foi reflexo de impactos positivos do plano de otimização da estrutura de capital.
Investimentos: avanço de 32,6%
A Americanas reportou crescimento de 49,8% na quantidade de lojistas virtuais na plataforma, chegando a 104,5 mil. No entanto, apenas 4 mil estão na categoria Fulfillment (coleta, armazenagem e entrega de mercadorias).
A empresa acelerou seu braço de venda de produtos importados de forma digital e agora tem cinco voos semanais de Hong Kong para Guarulhos (SP) para trazer produtos. O prazo de entrega caiu de 21 para 10 dias. Nessa categoria, o sortimento de produtos cresceu 280%. A companhia ainda coloca força na categoria mercado por meio de parcerias, sendo esse segmento responsável por 54,2% dos itens vendidos.
Do lado financeiro, a Americanas também dá outros passos. A Ame, carteira digital da companhia, chegou a R$ 5,2 bilhões de TPV (Volume Total de Pagamentos), alta de 291% ante o mesmo período de 2020. A empresa ainda passou a dar microcrédito para negativados, por meio da SuperSim.
Os investimentos, neste trimestre, geraram um crescimento de 32,6% no GMV da companhia, mas custaram margem. “A margem bruta sem efeitos recorrentes foi impactada negativamente pela maior penetração das vendas online e pelo ajuste de sortimento, priorizando itens essenciais no mix de vendas. O crescimento da margem bruta apresentado, reflete o impacto dos efeitos não recorrentes no resultado”, afirma a companhia em seu release de resultados.
Americanas: programa de recompra de até 17,5 mi de ações
A Americanas anunciou um novo programa de recompra de até 17.500.000 ações ordinárias, equivalentes a 4,13% das ações em circulação da companhia.
O programa, de acordo com comunicado ao mercado, se estenderá até 10 de fevereiro de 2023
Última cotação de Americanas (AMER3)
Antes da divulgação dos resultados trimestrais, a ação da Americanas (AMER3) fechou o pregão desta quinta-feira (12) em alta de 2,47%, a R$ 46,83.
(Com informações do Estadão Conteúdo)