A American Express (NYSE: AXP) divulgou nesta sexta-feira (24) o seu balanço de resultados referente ao segundo trimestre do ano. A empresa indicou queda no lucro líquido entre abril e junho em relação ao ano anterior, causada pela decisão de registrar provisões de US$ 1,6 bilhão (cerca de R$ 8,37 bilhões) para cobrir possíveis perdas com empréstimos.
A provisão feita pela empresa de cartão de crédito aumentou bruscamente se comparada com os US$ 861 milhões do ano passado. O aumento “refletiu principalmente a deterioração das perspectivas macroeconômicas globais”, afirmou a American Express. A empresa disse que a pandemia do Covid-19 afetou significativamente os resultados no trimestre.
“Os volumes de gastos, que caíram para o ponto mais baixo neste trimestre em abril, melhoraram gradualmente em maio e junho, com as pequenas empresas sendo as mais resilientes”, disse o presidente-executivo e presidente da empresa, Stephen Squeri, em comunicado ao mercado.
A empresa disse que o lucro líquido do trimestre foi de US$ 257 milhões, abaixo do US$ 1,76 bilhão registrado no mesmo trimestre do ano passado. O lucro por ação caiu para US$ 0,29, sendo que em 2019 era de US$ 2,07 por ação.
A receita total da American Express caiu 29%, para cerca de US$ 7,68 bilhões. Segundo o FactSet, os analistas haviam concordado em uma estimativa de US$ 8,1 bilhões.
American Express reportou queda de 77% do lucro líquido do 1T20
A AmEx registrou lucro líquido de US$ 367 milhões no primeiro semestre de 2020, uma queda de 77% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A receita líquida companhia ficou em US$ 10,3 bilhões no resultado trimestral, abaixo das expectativas dos analistas. Os número foram menores do que valor reportado no mesmo período de 2019, de US$ 10,7 bilhões.
“Os dois primeiros meses de 2020 continuaram o forte momento que tivemos nos últimos dois anos, mas agora estamos em um mundo diferente”, declarou o executivo-chefe da AmEx, Stephen Squeri. A queda nos gastos do consumidor começou nos últimos dias de fevereiro e acelerou em março, informou a companhia.
O lucro no segmento de consumidores recuo para US$ 201 milhões, resultado abaixo dos números no trimestre anterior de US$ 954 milhões. Enquanto, os lucros de serviços comerciais caíram US$ 38 milhões, ante a US$ 512 milhões em 2019. Da mesma maneira, os comerciantes globais e os serviços em rede apresentaram uma queda de US$ 417 milhões, contra US$ 571 milhões, no ano anterior.
Em vista da expectativa de perda de crédito, a AmEx aumentou suas reservas. As provisões da companhia no primeiro trimestre foram de US$ 2,6 bilhões, muito acima dos US$ 809 milhões no ano de 2019. Nesse sentido, a empresa comunicou que está “reduzindo agressivamente os custos” , enquanto se compromete com “nenhuma demissão relacionada a covid-19” neste ano.
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Desde que o coronavírus espantou os mercados em fevereiro, as ações da American Express caíram 30%, praticamente em linha com o setor financeiro norte-americano em geral.