A Ambipar (AMBP3) concluiu nesta terça-feira (27) a aquisição de 53,6% do capital social da Biofílica Investimentos Ambientais.
De acordo com a empresa, a Biofílica torna-se Biofílica Ambipar Environment, para acelerar seu crescimento, potencializando a sinergia com o Grupo Ambipar e ampliando seu portfólio de serviços ambientais.
“A Biofílica virou também referência nacional em compensação de reserva legal, oferecendo soluções em todas as modalidades e estados. Líder em projetos de conservação no Brasil, possui um banco de florestas para compensação de reserva legal de mais de 4,6 milhões de hectares em todos os biomas brasileiros”, informou a companhia em nota.
O plano de expansão para os próximos meses prevê investimento massivo no desenvolvimento de projetos e programas de carbono Nature-Based Solutions (NBS). A partir desta fusão e a médio prazo, sua missão é se tornar a maior empresa de NBS do mundo.
Os recursos dessa transação serão investidos no desenvolvimento da Plataforma Biofílica que utilizará tecnologia da ponta para originação de créditos em agricultura e comercialização de serviços ambientais, e também no desenvolvimento de grandes projetos de REDD+ e Restauração Florestal.
Ambipar: Gisele Bündchen será acionista e “embaixadora ESG”
A Ambipar anunciou na segunda-feira (26) que a brasileira Gisele Bündchen vai integrar o Comitê de Sustentabilidade da companhia. Gisele será também acionista.
Segundo nota ao mercado, a supermodelo gaúcha firmou parceria “para promover a gestão estratégica de negócios como foco em iniciativas sustentáveis”. Gisele Bündchen, conhecida por seu ativismo ambiental, atuará como “embaixadora” na divulgação da imagem institucional do grupo, priorizando produtos e serviços ESG (Environmental, Social and Governance).
A Ambipar informou também que Gisele terá ações ordinárias da companhia, sem especificar qual será sua posição societária.
Diz o comunicado da empresa: “Gisele adquiriu, nesta data, ações ordinárias de titularidade de seu acionista controlador. A venda não altera o controle da companhia.”
A supermodelo, que tem 17,5 milhões de seguidores só no Instagram, passará a fazer parte do Comitê de Sustentabilidade da companhia, que trata da gestão estratégica dos negócios com esse viés.
Ambipar: “Máquina de fusões e aquisições”
No último dia 14 de julho, o BTG Pactual informou em relatório que a Ambipar teve seu preço-alvo elevado após efetivar cinco fusões e aquisições em menos de três semanas.
O banco classificou a companhia como uma “máquina de fusões e aquisições” após as compras da Disal, no Chile, Peru e Canadá; a Suatrans, no Chile; a EMS, nos Estados Unidos; a Sabi, na Colômbia e a Swat, nos Estados Unidos. Também em junho, a Ambipar adquiriu 100% da Swat Consulting, a 17ª aquisição.
Cotação na segunda (26)
Ontem, segunda-feira (26), as ações da Ambipar fecharam o pregão no Ibovespa em queda de 0,98, negociadas a R$ 42,49.