A Ambipar (AMBP3) informou nesta quarta-feira (14) que assinou o contrato de aquisição de 100% da empresa Witt O’Briens (WOB), através de sua controlada integral indireta Ambipar Response.
A WOB é uma companhia global, avaliada em R$ 838,2 milhões.
De acordo com fato relevante enviado pela Ambipar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a WOB é a maior aquisição da Ambipar Response e a posiciona de forma relevante em um mercado impulsionado por aumento da alocação de recursos federais em programas de resiliência e foco corporativo em gestão de risco, ESG e compliance.
“A conclusão da aquisição está sujeita, entre outros fatores, ao cumprimento de condições precedentes habituais de mercado e estima-se um prazo de até 60 dias para seu fechamento”, diz a nota.
Após o anúncio da notícia, as ações da Ambipar subiram e às 16h operam em alta de 6,00%, a R$ 29,31.
Ambipar substituirá 100% da sua frota por veículos movidos a combustíveis renováveis até 2040
A Ambipar (AMBP3), em linha com suas políticas ESG, acabou de firmar parceria com a Scania e a Dow Chemical para substituir toda a sua frota de veículos até 2040.
Segundo o comunicado da Ambipar, a meta é de ter 100% dos seus veículos movidos a combustíveis renováveis e fontes limpas até o ano de 2040.
A parceria chama-se “Projeto Corredor Sustentável” e prevê mudança da matriz energética de sua frota para caminhões movidos a Gás natural veicular (GNC).
“O Projeto Corredor Sustentável é uma ação da Ambipar que leva mobilidade segura e inteligente para as operações de transporte de produtos químicos para a Dow Chemical. A iniciativa está alinhada às estratégias ESG das companhias e ao objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações”, diz a empresa.
O movimento da companhia é embasado em um estudo feito em 2021 pela própria empresa. Nesse levantamento, a Ambipar identificou que a atividade logística era o grande fonte de emissões de gases estufas da empresa.
Essa decisão contribui com outra meta ambiental da empresa, de reduzir em 50% suas emissões até o ano de 2030 e também para as metas do Movimento Net Zero da Rede Brasil do Pacto Global e da plataforma Net Zero do CEBDS e WBCSD. A empresa, vale destacar, é embaixadora e parceira fundadora dos projetos.
Além disso, há um viés estratégico, já que o Corredor Sustentável é estratégico pode aumentar a participação dos serviços logísticos no alcance dos ODS 12 (Produção e Consumo Responsáveis) e ODS 13 (Ação Climática).
A Ambipar estima aumentar a descarbonização das suas atividades e ‘mostrar para o mercado brasileiro que segmento logístico possa implementar uma transição energética’.