A Ambev (ABEV3) anunciou na noite da última segunda-feira (23) que suspendeu projeções de resultados de seus negócios em razão do coronavírus. A gigante do setor de bebidas considera que a pandemia avançou bastante desde sua última publicação de balanço e que as restrições para conter a doença têm efeito sobre seu mercado.
Com isso, a Ambev passou a desconsiderar a estimativa anterior do Ebitda do primeiro trimestre do seu negócio de cervejas no Brasil e “qualquer outra projeção para este ano”.
A Ambev alega que seus negócios têm sido afetados por conta de restrições a clientes, consumidores, fornecedores e parceiros da companhia. A empresa também cita o rápido desenvolvimento do coronavírus (Covid-19) em outros países em que atua. Dessa forma, a Ambev assegura que é impossível estimar os reais impactos da pandemia sobre a empresa.
“A Ambev reitera que a saúde e a segurança de sua gente e de suas comunidades são sua principal prioridade e que a Companhia está trabalhando próxima aos governos, autoridades locais, parceiros comerciais, comunidades e acionistas para enfrentar o surto do COVID-19 da melhor
maneira possível”, informa a empresa.
Investimentos da Ambev no Brasil
No início deste mês, a Ambev anunciou que iria investir R$ 2 milhões no Brasil nos próximos meses. A aplicação seria destinada à expansão do portfólio de cervejas produtos premium.
Os investimentos da Ambev iriam para uma nova maltaria no sudeste do País, uma nova cervejaria no Norte, uma nova fábrica de latas e novas linhas para produzir cervejas puro malte.
O objetivo da cervejaria, com isso, é ampliar seu portfólio premium e de cervejas puro malte. Segundo os dados da empresa, o volume de vendas desse setor cresceu dois dígitos. Da mesma maneira, a Bohemia, cerveja puro malte da pasta da Ambev, aumentou suas vendas em três dígitos apenas no ano de 2019.
O volume de vendas da Heineken no Brasil aumentou 10% no quarto trimestre de 2019. Dessa forma, o País impulsionou o avanço orgânico de volume de vendas globais da empresa em 4,1% entre outubro e dezembro de 2019. No ano inteiro, as vendas globais cresceram 3,1%.
De acordo com a Ambev, o Brasil é atualmente o maior mercado da marca principal da companhia, a cerveja Heineken. O volume de vendas da cerveja aumentou 12% no último trimestre do ano passado. A empresa não comunicou sobre mudanças em seus investimentos devido ao avanço do coronavírus.
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