Ambev suspende projeções de resultados por avanço do coronavírus

A Ambev (ABEV3) anunciou na noite da última segunda-feira (23) que suspendeu projeções de resultados de seus negócios em razão do coronavírus. A gigante do setor de bebidas considera que a pandemia avançou bastante desde sua última publicação de balanço e que as restrições para conter a doença têm efeito sobre seu mercado.

Com isso, a Ambev passou a desconsiderar a estimativa anterior do Ebitda do primeiro trimestre do seu negócio de cervejas no Brasil e “qualquer outra projeção para este ano”.

A Ambev alega que seus negócios têm sido afetados por conta de restrições a clientes, consumidores, fornecedores e parceiros da companhia. A empresa também cita o rápido desenvolvimento do coronavírus (Covid-19) em outros países em que atua. Dessa forma, a Ambev assegura que é impossível estimar os reais impactos da pandemia sobre a empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/01/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1-SNCI-AO.png

“A Ambev reitera que a saúde e a segurança de sua gente e de suas comunidades são sua principal prioridade e que a Companhia está trabalhando próxima aos governos, autoridades locais, parceiros comerciais, comunidades e acionistas para enfrentar o surto do COVID-19 da melhor
maneira possível”, informa a empresa.

Investimentos da Ambev no Brasil

No início deste mês, a Ambev anunciou que iria investir R$ 2 milhões no Brasil nos próximos meses. A aplicação seria destinada à expansão do portfólio de cervejas produtos premium.

Os investimentos da Ambev iriam para uma nova maltaria no sudeste do País, uma nova cervejaria no Norte, uma nova fábrica de latas e novas linhas para produzir cervejas puro malte.

O objetivo da cervejaria, com isso, é ampliar seu portfólio premium e de cervejas puro malte. Segundo os dados da empresa, o volume de vendas desse setor cresceu dois dígitos. Da mesma maneira, a Bohemia, cerveja puro malte da pasta da Ambev, aumentou suas vendas em três dígitos apenas no ano de 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O volume de vendas da Heineken no Brasil aumentou 10% no quarto trimestre de 2019. Dessa forma, o País impulsionou o avanço orgânico de volume de vendas globais da empresa em 4,1% entre outubro e dezembro de 2019. No ano inteiro, as vendas globais cresceram 3,1%.

De acordo com a Ambev, o Brasil é atualmente o maior mercado da marca principal da companhia, a cerveja Heineken. O volume de vendas da cerveja aumentou 12% no último trimestre do ano passado. A empresa não comunicou sobre mudanças em seus investimentos devido ao avanço do coronavírus.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno