Alô, Ambev (ABEV3): por que a marca quer dominar o patrocínio do Carnaval de SP, Rio e Salvador
A cada ano – e especialmente a cada Carnaval – que passa, a Ambev (ABEV3) se consolida no mercado de bebidas. Neste ano, a empresa garantiu a exclusividade das vendas no carnaval de rua de São Paulo por R$ 26,6 milhões, informou a prefeitura da capital.
Nas festas privadas, nos blocos de rua e até nas canções de sertanejo de Zé Neto e Cristiano, a presença da Ambev não passa batida.
Em entrevista exclusiva ao Suno Notícias, o diretor de Estratégia e Integração da Plataforma Ambev Brasil, Ronaldo Rozenbaum, fala sobre a importância da presença da Ambev no carnaval do Rio, de São Paulo e mais.
“Para nós, é uma data estratégica para promover uma celebração grandiosa e proporcionar experiências únicas para diversos tipos de consumidores por meio de nosso portfólio de marcas e serviços”, conta Rozenbaum.
No carnaval de 2024, cinco marcas estarão à frente das ativações pelo Brasil: Brahma, Beats, Guaraná Antarctica Zero, Zé Delivery e Ambev.
Ao todo, a marca estima reunir cerca de 35 milhões de foliões ao redor do país, com o patrocínio do carnaval de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, além de festas privadas e parcerias com 150 blocos espalhados pelo Brasil.
Carnaval: Exclusividade e faturamento da Ambev (ABEV3)
Grandes eventos como a Copa do Mundo e as festas de final de ano são gatilhos para acelerar o consumo de bebidas geladas, principalmente cervejas. Por isso, este ano, a Ambev (ABEV3) entrou na disputa mais uma vez pela licença do carnaval de São Paulo, pagando R$ 1 milhão a mais do que os R$ 25,6 milhões no ano anterior pela exclusividade das vendas.
Apesar de a marca não revelar os números isolados de vendas dos períodos, Rozenbaum reafirma que estas celebrações ajudam a impulsionar o negócio da Ambev, “à medida que o business está muito direcionado a momentos de celebração, caso do Carnaval, a maior festa do país.”
Com a divulgação dos resultados trimestrais da companhia se aproximando, não se espera que a Ambev tenha surpresas ao longo do ano, principalmente estando em um mercado bastante consolidado. A opinião é do analista CNPI da Suno Research, João Daronco.
“A empresa não tem muito para onde crescer, então a ideia de obter exclusividade é bastante importante. Como o carnaval acontece no verão, há um consumo maior de bebidas geladas”, identifica Daronco.
O poder da marca
Para além dos momentos de lamentação dos corações partidos bebendo Brahma, a concepção de awareness parece ser um grande motor produtivo para a Ambev. O termo, do inglês, indica “conhecer”, ou estar ciente da existência.
“É construída uma ideia da marca junto ao consumidor, de saber que você está consumindo Ambev e entendê-la como um suporte para as demais marcas engarrafadas ajuda a criar a vantagem competitiva ao longo prazo“, diz Daronco.
Com o foco mais voltado ao marketing e branding, o analista ressalta que o faturamento da companhia na época não deverá ser muito diferente do visto em anos anteriores.
Em linha parecida, o gerente de Estratégia da marca afirma que a Ambev mantém uma atuação sólida, “baseada em uma visão de longo prazo, voltada para construir momentum nas diferentes frentes do negócio.”
“O Carnaval, claro, é um momento relevante para a indústria e para o nosso negócio, mas é acima de tudo uma ocasião importante para conectarmos as nossas marcas com os consumidores”, diz Rozenbaum, da Ambev.