O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu que grandes grupos cervejeiros expliquem à autarquia suas estratégias de venda. Ambev (ABEV3), grupo Petrópolis, Estrella Galícia e Heineken deverão explicar como funcionam as vendas feitas em pontos de exclusividade. A informação é do jornal Valor Econômico.
A venda de cervejas em pontos exclusivos tem sido alvo de investigações do Cade a pedido de concorrentes da Ambev, que se utiliza desta estratégia há vários anos e de maneira ampla. Representantes comerciais da Ambev comumente oferecem a comerciantes regras especiais e descontos na aquisição de cervejas da empresa em troca da exclusividade no fornecimento de bebida alcoólica. Maior cervejaria do Brasil e uma das maiores do mundo, a Ambev incorreria em concorrência desleal, segundo os concorrentes.
Em julho, a Superintendência Geral do Cade negou um pedido de liminar da Heineken para que a Ambev suspendesse contratos de exclusividade em alguns pontos de venda. Na ocasião, o Cade negou a solicitação, mas a investigação prossegue porque a Heineken recorreu da decisão.
A Ambev já foi investigada por práticas semelhantes. Em 2014, a Schincariol questionou o programa de fidelidade “Tô Contigo”, que foi condenado pelo Cade na ocasião. Segundo o Valor, o Grupo Petrópolis também fez uma denúncia semalhante em relação à Ambev, mas o caso tramita sob sigilo na autarquia.