Apesar do fim do auxílio emergencial, os volumes de cerveja da Ambev (ABEV3) no Brasil continuaram em ritmo favorável no início de 2021, segundo o relatório do Credit Suisse. Os especialistas monitoram se essa constância permanecerá no primeiro trimestre deste ano, mas avaliam que por enquanto a tendência parece positiva.
Depois de uma conversa com o CFO da Ambev, Lucas Lira, os analistas do Credit Suisse afirmaram que o tom da empresa é de cautela, em meio a um ano que também deve ser desafiador e incerto.
Por enquanto, a empresa está dando descontos nos preços para não comprometer a capacidade de compra do cliente. Segundo o relatório, a disciplina nos descontos e a inovação no mix de produtos deve ajudar a manter a receita por hectolitro no Brasil acima da inflação.
Para 2021, os principais debates de estratégias da Ambev é a compensação nos preços das cervejas devido ao custo mais elevado do câmbio e das matérias-primas. Além disso, outra pauta entre os gestores da fabricante de cerveja são os reveses para os volumes de cerveja no Brasil após o fim do estímulo fiscal do governo.
O Credit Suisse estima que a empresa terá um efeito de pelo menos 17% nos custos devido ao câmbio.
A fabricante espera também crescer o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ano a ano, mas o Credit avalia que a expansão da margem só deve ser vista em 2022. De acordo com o banco, a renda disponível do consumidor, ofertas de descontos e inovação serão os pilares para o crescimento da receita de cerveja no Brasil.
Aplicativo da Ambev corresponde a 20% das vendas no Brasil
A Ambev também tem usado como estratégia a sua plataforma BEES. O aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de melhorar o nível de serviço por meio da digitalização das interações entre a fabricante e seus clientes.
“Com isso, a empresa não apenas aprimora sua forma de oferecer, mas também otimiza sua força de vendas, liberando seu tempo para focar mais no desenvolvimento do cliente”, apontou o Credit Suisse.
Pioneiro na República Dominicana, 75% das vendas do país já estão passando pelo aplicativo. No Brasil, após a fusão com a antiga plataforma ‘Parceiro Ambev’, as vendas de cerveja por meio do aplicativo correspondem cerca de 20% das vendas totais.
Além da plataforma, outra estratégia da Ambev é a parceria com a Beam Suntory para a distribuição de bourbon no Brasil. Uma parceria de três anos assinada recentemente, com o objetivo de levar a Beam para até 600 mil pontos de vendas.