Ambev (ABEV3): Em janeiro, volume de cerveja segue favorável, diz Credit
Apesar do fim do auxílio emergencial, os volumes de cerveja da Ambev (ABEV3) no Brasil continuaram em ritmo favorável no início de 2021, segundo o relatório do Credit Suisse. Os especialistas monitoram se essa constância permanecerá no primeiro trimestre deste ano, mas avaliam que por enquanto a tendência parece positiva.
Depois de uma conversa com o CFO da Ambev, Lucas Lira, os analistas do Credit Suisse afirmaram que o tom da empresa é de cautela, em meio a um ano que também deve ser desafiador e incerto.
Por enquanto, a empresa está dando descontos nos preços para não comprometer a capacidade de compra do cliente. Segundo o relatório, a disciplina nos descontos e a inovação no mix de produtos deve ajudar a manter a receita por hectolitro no Brasil acima da inflação.
Para 2021, os principais debates de estratégias da Ambev é a compensação nos preços das cervejas devido ao custo mais elevado do câmbio e das matérias-primas. Além disso, outra pauta entre os gestores da fabricante de cerveja são os reveses para os volumes de cerveja no Brasil após o fim do estímulo fiscal do governo.
O Credit Suisse estima que a empresa terá um efeito de pelo menos 17% nos custos devido ao câmbio.
A fabricante espera também crescer o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ano a ano, mas o Credit avalia que a expansão da margem só deve ser vista em 2022. De acordo com o banco, a renda disponível do consumidor, ofertas de descontos e inovação serão os pilares para o crescimento da receita de cerveja no Brasil.
Aplicativo da Ambev corresponde a 20% das vendas no Brasil
A Ambev também tem usado como estratégia a sua plataforma BEES. O aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de melhorar o nível de serviço por meio da digitalização das interações entre a fabricante e seus clientes.
“Com isso, a empresa não apenas aprimora sua forma de oferecer, mas também otimiza sua força de vendas, liberando seu tempo para focar mais no desenvolvimento do cliente”, apontou o Credit Suisse.
Pioneiro na República Dominicana, 75% das vendas do país já estão passando pelo aplicativo. No Brasil, após a fusão com a antiga plataforma ‘Parceiro Ambev’, as vendas de cerveja por meio do aplicativo correspondem cerca de 20% das vendas totais.
Além da plataforma, outra estratégia da Ambev é a parceria com a Beam Suntory para a distribuição de bourbon no Brasil. Uma parceria de três anos assinada recentemente, com o objetivo de levar a Beam para até 600 mil pontos de vendas.