Ambev (ABEV3) prevê alta de 20% no custo da cerveja no Brasil em 2021

A Ambev (ABEV) divulgou nesta quinta-feira (25) que espera que o custo dos produtos vendidos (CPV) do seu negócio de cerveja no Brasil, excluindo depreciação e amortização, cresça de 20 a 23% em 2021, impactado pela depreciação do real e com o avanço do preço das commodities. A companhia não mencionou se repassará os custos aos consumidores.

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Em 2020, a Heineken, maior concorrente da Ambev no Brasil, divulgou uma nova tabela de preços em setembro para o país, afirmando que seguiria a dinâmica do dólar (que durante o ano passado se valorizou em mais de 30% frente ao real).

A brasileira, no entanto, segurou o repasse, apesar dos maiores custos, impulsionados, além do câmbio, pelo gasto, por exemplo, com latas – com as pessoas consumindo mais cerveja dentro de casa ao invés de em bares.

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Ambev apostou em segurar os repasses

Segurar os preços parece ter dado resultado: a Ambev obteve lucro líquido no quarto trimestre de R$ 6,89 bilhões, alta de 63,3% na base anual; sua receita líquida avançou 19,9%, totalizando R$ 18,5 bilhões; a margem Ebitda, que mede a diferença entre lucro e gastos, entretanto, recuou 500 pontos base.

Em relatório divulgado no começo de fevereiro, o BTG pontuou sobre a questão: “a Ambev continua disposta a sacrificar preços para preservar a participação de mercado e o espaço nas prateleiras”, afirmaram os analistas.

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Em seu balanço do quarto trimestre, a Ambev destaca a performance da sua linha de cerveja premium no Brasil, que compete diretamente com a marca Heineken, a principal da maior concorrente. A venda de marcas como Stella Artois e Corona, segundo o documento, avançou mais de dois dígitos.

No documento em que falou sobre a projeção maior para o preço da cerveja, a Ambev divulgou ainda que, do início de janeiro até a presente data, viu o volume de cerveja vendida no Brasil crescer cerca de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, mesmo sem as festividades de carnaval e com a pandemia da covid-19 ainda em curso.

Além de segurar os preços, a companhia vem investindo em promoções – durante o carnaval, por exemplo, a Ambev ofereceu através do aplicativo Zé Delivery frete grátis na entrega de cervejas.

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Vitor Azevedo

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