De acordo com informações do jornal Financial Times, a Amazon pagará US$ 1,2 bilhão pela startup americana Zoox, que é especializada em tecnologias de carros autônomos. Segundo a publicação desta sexta-feira (26), o negócio já está fechado.
Caso a companhia de Jeff Bezos confirme esta transação, será o maior investimento do grupo no setor de automóveis. O “Financial Times” informou que pessoas próximas ao assunto disseram que o acordo entre a Amazon e a Zoox será oficialmente anunciado ainda nesta sexta.
A Zoox foi fundada em 2014 e em 2018 foi avaliada em US $ 3,2 bilhões. A companhia planejava criar um programa para seu serviço de compartilhamento de viagens neste ano. Entretanto, por conta da pandemia de coronavírus, os planos tiveram que ser adiados.
De acordo com analistas do Morgan Stanley, com a tecnologia da Zoox, a Amazon poderia fazer uma rede de entrega de longo prazo mais eficiente. Com isso, a gigante do comércio eletrônico poderia economizar cerca de US $ 20 bilhões por ano.
Se o acordo for concretizado, será a segunda maior aquisição da Amazon desde 2009, quando comprou a Zappos por US $ 1,2 bilhão. O negócio mais caro feito pela empresa foi a aquisição da Whole Foods, em 2017, por US $ 13,7 bilhões.
Amazon cria fundo de US$ 2 bi voltado a tecnologia sustentável
A Amazon criou um fundo de US $ 2 bilhões para apoiar “tecnologias sustentáveis e descarbonizantes”, segundo a “Bloomberg”. O objetivo da empresa é acabar com a sua “pegada de carbono”. As informações foram publicadas na última terça-feira (23).
O fundo será administrado pelo grupo de desenvolvimento corporativo da Amazon e contará com o auxílio da equipe de sustentabilidade da empresa. Este grupo terá a função de apoiar as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para diminuir as emissões de gases que acabam poluindo o planeta.