Desde a meia noite desta terça-feira (10), a Amazon Prime está disponível no Brasil. O serviço custa R$ 9,90 ao mês, com desconto de 25% no plano anual, que sai por R$ 89,90. Os 30 primeiros dias, de teste, são gratuitos.
O plano da Amazon inclui, além do frete grátis para todas as categorias de produtos vendidos e entregues pela companhia, as assinaturas do Prime Video, como o Netflix, e o Prime Music, que está sendo lançado com mais de 2 milhões de músicas, competindo com o Spotify. O Prime Reading e Twitch Prime também estão inclusos.
Nos Estados Unidos, o valor do Prime é mais alto. São cobrados US$ 12,99 mensais ou US$ 119 no plano anual. Nesta terça-feira (10), em todo o site e aplicativo, haverá sinalizações para divulgar a novidade para os clientes.
Agressiva expansão da Amazon
A Amazon, entretanto, não revelou a sua meta financeira para o pacote de serviços no mercado brasileiro. Porém, a expectativa da empresa é de que a novidade possa aumentar significativamente a base dos clientes.
De acordo com pesquisas feitas no ano passado, o cliente Prime nos EUA gasta, em média, US$ 1.400 no e-commerce por ano, enquanto clientes que não aderiram à assinatura dispõem de algo em torno de US$ 600.
O Country Maneger da Amazon no Brasil, Alex Szapiro, não disse a razão e a forma com que a empresa pratica preços tão agressivos no País, também não especifica o potencial esperado na conversão dos clientes comuns para clientes assíduos.
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“Claro que (o cliente Prime) acaba consumindo mais, mas nosso objetivo é dar um serviço que ele sente que vale mais do que ele paga”, disse Szapiro.
O executivo ainda reitera que a empresa está preocupada em poder disponibilizar o produto que o cliente precisa. Além disso, ele afirma que a Amazon cumpre com 98,5% dos prazos das encomendas. “A gente não tem pressa, a gente quer fazer bem-feito”, explicou Szapiro.
Diferenciais da assinatura
O Prime Video já estava em atividade no Brasil por R$ 14,90, portanto, os usuários ativos terão a queda na mensalidade para R$ 9,90, sendo automaticamente anexados à base de clientes da Amazon Prime. Além da assinatura conjunta, a Amazon divulgou seus investimentos no Prime Video, incluindo a produção de originais no Brasil, como o Tudo ou Nada: Seleção Brasileira.
Já o Prime Music, que também foi lançado nesta terça, não dispõe de todas as músicas do acervo da Amazon, mas um montante de 2 milhões de faixas sem anúncios.
O Prime Reading, diferentemente do Kindle Unlimited, já tem uma lista pré-selecionada de e-books que podem ser lidos sem custo pelos Clientes. Além de livros, as revistas da Editora Abril, como Veja e Cláudia, estão estarão disponíveis gratuitamente.
O Twitch Prime representa uma novidade na plataforma da Amazon. É uma seleção de jogos de graça, um streaming de games. Os assinantes terão direito a uma assinatura por mês em um canal do Twitch.