Amazon é investigada por práticas anticompetitivas ao redor do mundo
Oficiais de justiça ao redor do mundo estão investigando as práticas comerciais da empresa de varejo digital Amazon (NASDAQ: AMZN). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo jornal “The Wall Street Journal”.
Apesar de ainda não ser oficial, o jornal norte-americano informou que o estado da Califórnia, nos EUA, atualmente investiga como a Amazon trata os vendedores em seu mercado online. Isso se deve ao fato da gigante de tecnologia competir diretamente com os vendedores independentes presentes na sua plataforma digital.
As investigações ocorrem ao mesmo tempo que a Amazon enfrenta um escrutínio antitruste de Washington. Em abril, foi divulgado que funcionários da companhia utilizaram dados de vendedores independentes em sua plataforma para desenvolver produtos concorrentes.
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Isso levou o Comitê Judiciário da Câmara norte-americana a pedir um depoimento ao CEO da instituição, Jeff Bezos, sobre suas práticas de negócio. Em resposta, a empresa se comprometeu em fornecer as informações necessárias ao Comitê, porém não indicou se Bezos compareceria à Câmara.
Em uma entrevista para a mídia estadunidense, o procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, indicou que se preocupa com a vantagem injusta que a Amazon tem sobre seus competidores. “Eles estão usando todos esses dados de maneiras que lhes permitem matar a concorrência”.
Investigações sobre a Amazon se estendem pelo mundo
A União Européia anunciou nesta quinta-feira (11) que está planejando acusações formais de antitruste contra a maneira como a empresa trata os vendedores terceirizados da sua plataforma nos países europeus.
As acusações formais na Europa seriam a última etapa da comissão em uma investigação de quase dois anos sobre os suposto tratamento injusto que outras marcas ou empresas recebem na Amazon.
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As acusações decorrem do fato da Amazon atuar como operadora de mercado e vendedora de seus próprios produtos. Por cumprir um duplo papel, a União Europeia acusa a Amazon de coletar dados de vendedores e usar essas informações para competir contra eles.