A Amazon (AMZO34) anunciou que entregará produtos gratuitamente e em um dia para membros do programa de fidelidade Prime. O comunicado se deu nesta terça-feira (3), e a companhia não firmou valor mínimo para a compra.
Além disso, a Amazon ressaltou que essa modalidade de entrega ficará disponível em mais de 50 cidades brasileiras espalhadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco e também no Distrito Federal.
O anúncio vem em um momento em que os concorrentes como Mercado Livre (MELI43), Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3) já realizam entregas em horas.
Segundo Mariana Roth, líder de Amazon Prime para o Brasil, a estratégia da companhia é fazer anúncios de novos prazos mínimos de entrega apenas quando a companhia tem certeza de que conseguirá cumpri-lo, preferindo surpreender positivamente o cliente ao entregar antes do prometido.
Questionada a respeito do quanto a falta de lojas físicas atrapalha a companhia a acelerar a velocidade de suas entregas como a concorrência, que usa os pontos físicos como minicentros de distribuição mais próximos dos clientes, ela afirma que a Amazon busca vencer as distâncias abrindo mais centros de distribuição, sem especificar quantos ou em quais lugares.
“Operamos atualmente nove Centros de Distribuição: cinco em Cajamar (São Paulo), um em Betim (Minas Gerais), um em Santa Maria (DF), um em Santa Rita (RS) e um em Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco)”, diz Mariana.
Hoje, mais de 700 cidades contam com entrega Prime gratuita em dois dias, incluindo Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Vitória. Para todas as outras regiões, a Amazon oferece entrega Prime gratuita a partir de três dias.
A empresa não comenta quais os maiores desafios logísticos do Brasil, por considerar o tema estratégico.
No 2T21, Amazon teve alta de 48% no lucro
No balanço divulgado recentemente, a companhia reportou um lucro líquido de US$ 7,78 bilhões no período superando em 48,8% o ganho de um ano antes.
O lucro por ação somou US$ 15,40 ao final de junho, superando a previsão de analistas consultados pela FactSet, que esperavam ganho trimestral de US$ 12,28.
A receita, porém, veio abaixo do esperado pelo mercado. A gigante da tecnologia acumulou US$ 113,080 bilhões em vendas líquidas no segundo trimestre, enquanto a previsão apontava para receita de US$ 115,4 bilhões.
No preço do último pregão, cada ação ordinária da Amazon custava US$ 3.366,24, em alta de 1,28% no intradia.
Com informações do Estadão Conteúdo