A Amazon informou nessa quinta-feira (30) que seu lucro no primeiro trimestre de 2020 foi de US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões). O montante é 29% menor do que o apresentado no mesmo período do ano passado.
O lucro operacional da Amazon, que no mesmo período do ano passado era de US$ 4,42 bilhões (cerca de R$ 26 bilhões), apresentou um decréscimo de aproximadamente 10%, visto que atualmente está em US$ 3,98 bilhões (cerca de R$ 24 bilhões). Em contrapartida, a receita da companhia aumentou 27%, mesmo com o aumento das despesas com marketing e logística.
Em relação ao segundo trimestre do ano, a Amazon projeta um resultado operacional influenciado pelos impactos e custos referentes ao novo coronavírus (Covid-19), com um prejuízo operacional de US$ 1,5 bilhão.
De acordo com a empresa americana, será necessário gastar aproximadamente US$ 4 bilhões para realizar ajustes devido a nova doença. O montante seria correspondente ao seu lucro operacional no segundo trimestre em um cenário sem crise, de acordo com a companhia. O dinheiro será destinado a:
- Compra de equipamentos de proteção individual;
- Mudanças nos processos internos, para tornar possível um distanciamento social recomendo;
- Pagamento de salários mais altos.
Além disso, a empresa informou através de um relatório que fez ajustes em 15 mil processos internos para proteger seus funcionários do novo vírus. Em relação aos cuidados com a saúde de seus funcionários, foram encomendados 31 mil termômetros e cerca de 100 milhões de máscaras.
Ademais, uma equipe de funcionários foi criada com o intuito de produzir testes de coronavírus, para os empregados.
Embora a demanda da Amazon tenha crescido e a empresa tenha contratado 175 mil funcionários entre esse e o último mês, o diretor-presidente da companhia, Jeff Bezos, declarou que a crise atual é o momento mais difícil que a empresa já enfrentou, mas mostrou a capacidade da companhia de se adaptar as situações adversas.
Amazon demonstra solidez no mercado em meio à pandemia
Na contramão da maioria das empresas, a Amazon (Nasdaq: AMZN) não está sendo prejudicada pela pandemia de coronavírus (Covid-19). Pelo contrário, as ações da empresa já avançaram aproximadamente 30% neste ano. Na última sexta-feira (24), os papéis da empresa de Jeff Bezos fecharam em alta, sendo negociados a US$ 2.410,22.
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A Amazon possui valor de mercado na casa dos US$ 1,2 trilhão atualmente. O montante está próximo ao da Apple e da Microsoft, duas das mais valiosas empresas de capital aberto dos EUA.