A Amazon (AMZO34) se tornou a primeira companhia listada na bolsa de valores dos Estados Unidos a perder US$ 1 trilhão em valor de mercado, nesta quinta-feira,10, em razão do cenário econômico global que tem afetados diversos setores mas em especial as big techs.
A empresa de comércio eletrônico fundada por Jeff Bezos atingiu esse recorde com um combinação de fatores negativos que incluem a inflação em alta ao redor do mundo, pressão da política monetária nos Estados Unidos e os últimos resultados financeiros, que não foram nada animadores.
A capitalização máxima que a empresa de comércio eletrônico fundada por Jeff Bezos já alcançou na bolsa foi de US$ 1,88 trilhão, no ano passado. Na última quarta-feira, 9, a Amazon chegou a valer US$ 878 milhões.
Esse desempenho da Amazon tem gerado uma dificuldade em atrair investidores, tanto no mercado norte-americano quanto no brasileiro. Os papéis em Nasdaq começaram o ano cotados em US$ 170 e, ainda nesta quinta-feira, 10, foram negociados a US$ 95. No Brasil, a BDR já alcançou R$ 48. Nesta semana pôde ser comprada por menos da metade, a R$ 22,47, no fechamento.
Amazon (AMZO34) tem queda de 9% no lucro do 3T22, para US$ 2,9 bi
No final de outubro de 2022, a Amazon havia registrado lucro líquido de US$ 2,9 bilhões no terceiro trimestre de 2022, uma queda de cerca de 9% em comparação aos US$ 3,2 bilhões lucrados em igual período do ano passado.
Diluído por ação, o lucro da Amazon foi de US$ 0,28 no período, acima da projeção de US$ 0,22 feita pelo FactSet.
As vendas líquidas, porém, foram de US$ 127,1 bilhões, abaixo da expectativa de parte do mercado.
Operadores comentaram o guidance da companhia para o quarto trimestre do ano. A projeção da Amazon é de que as vendas líquidas fiquem entre US$ 140 bilhões e US$ 148 bilhões, o que seria um avanço de 2% a 8%, na comparação anual.
“Esse guidance antecipa um impacto desfavorável de aproximadamente 460 pontos-base pelas taxas cambiais”, diz o comunicado.
Segundo o Financial Times, o presidente-executivo Andy Jassy da Amazon afirmou que foi encorajado pelo progresso constante que a empresa está fazendo na redução de custos em sua rede de atendimento de lojas.
Além disso, Jassy disse que, diante da volatilidade e riscos do ambiente macroeconômico, a Amazon vai equilibrar os investimentos para buscar agilidade, sem comprometer as principais apostas estratégicas de longo prazo.