A Amazon (AMZO34) divulgou nesta quinta-feira (29) seus resultados no segundo trimestre deste ano. A gigante do e-commerce teve um lucro líquido de US$ 7,78 bilhões no período superando em 48,8% o ganho de um ano antes.
O lucro por ação da Amazon somou US$ 15,40 ao final de junho, superando a previsão de analistas consultados pela FactSet, que esperavam ganho trimestral de US$ 12,28.
A receita da companhia, porém, veio abaixo do esperado pelo mercado. A gigante da tecnologia acumulou US$ 113,080 bilhões em vendas líquidas no segundo trimestre, enquanto a previsão apontava para receita de US$ 115,4 bilhões.
Com isso, a ação da Amazon caía 5,18% no after hours da bolsa de Nova Iorque , às 17h26 (de Brasília).
Vendas: aumento com ressalvas
A companhia registrou aumento de 27% nas vendas entre abril e junho, comparado com o mesmo período no ano passado. Mas analistas veem esse crescimento com ressalvas. Argumentam que a flexibilização das medidas contra a disseminação do coronavírus, com o avanço da vacinação nos EUA e em vários países da Europa — ainda que exista o risco da variante Delta –, pode arrefecer os negócios da Amazon, Ou já está comprometendo esse desempenho.
Especialistas do mercado financeiro enxergam um recuo em breve por causa da volta de clientes às lojas físicas com o fim do isolamento social.
O CFO da Amazon, Brian Olsavsky, tem visão parecida: disse em entrevista à CNBC que, em meados de maio do ano passado, a Amazon reportou taxas de crescimento com aumento entre 35% a 45%. “É por isso que vemos parte da taxa de crescimento caindo”, afirmou Olsavsky. Ele disse á CNBC que a Amazon estima um avanço mais lento das vendas nos próximos trimestres.
“Sabemos que haverá mais mobilidade. Serão coisas que provavelmente as pessoas evitaram no ano passado”, acrescentou Olsavsky em teleconferência com os repórteres, de acordo com reportagem da CNBC. “Mas isso tende a levá-los a fazer outras coisas além das compras.”
Para o terceiro trimestre, a Amazon disse que espera registrar vendas entre US $ 106 bilhões e US $ 112 bilhões, o que representa um crescimento de 10% a 16% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso está bem abaixo das estimativas do consenso de US $ 119,2 bilhões.
Já a receita operacional da empresa foi de US$ 7,702 bilhões.
A companhia também divulgou estimativas para o desempenho do terceiro trimestre, e prevê receita operacional entre US$ 2,5 bilhões e US$ 6,0 bilhões, abaixo dos US$ 6,2 bilhões do mesmo período de 2020, e vendas líquidas entre US$ 106 bilhões e US$ 112 bilhões, ou 10% a 16% acima do resultado do ano anterior.
Amazon tem recorde mundial de vendas de pequena e média empresa no Prime Day
O Prime Day, que aconteceu em junho, teve um recorde de vendas de parceiros terceirizados na Amazon, com um crescimento maior do que o varejo da própria multinacional. Segundo a companhia, a maioria desses parceiros são empresas de pequeno e médio porte.
O Prime Day é um evento de dois dias, que concede descontos exclusivos aos clientes Prime da Amazon.
Com promoções já nas duas semanas anteriores ao Prime Day, clientes gastaram US$ 1,9 bilhão em mais de 70 milhões de produtos de pequenas empresas, afirma a Amazon. “Um aumento de mais de 100% na comparação anual em relação ao Prime Day de outubro de 2020”, compara.
Foram mais de 250 milhões de itens vendidos em 20 países, de acordo com a empresa. Eletrônicos, dispositivos Amazon e material escolar estiveram entre as categorias mais vendidas.
Com informações do Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires