Em pesquisa divulgada pela Kantar BrandZ, foi constatado que a Amazon (AMZO34) é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 683,8 bilhões. O ranking foi divulgado recentemente e constata que, juntas, as 100 maiores marcas valem cerca de US$ 7,1 trilhões.
Na lista, logo atrás da Amazon, figura a Apple (AAPL34), com US$ 611,9 bilhões. O destaque, contudo, também fica em grande parte com as companhias chinesas.
Dentre as dez empresas listadas, duas são do dragão asiático, ficando à frente de companhias europeias. A mais bem ranqueada é a Tencent, com US$ 240,9 bilhões. A gigante dos jogos eletrônicos chegou a desbancar o Alibaba, em sétimo lugar.
“A China se tornou muito mais do que um mero consumidor de produtos de marca importados. Neste ano de 2021, a China emplacou 18 dentre as 100 melhores marcas do ranking global”, diz o documento.
As 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Kantar BrandZ:
- Amazon: US$ 683,852
- Apple: US$ 611,997
- Google: US$ 457,998
- Microsoft: US$ 410,271
- Tencent: US$ 240,931
- Facebook: US$ 226,744
- Alibaba: US$ 196,912
- Visa: US$ 191,285
- McDonald’s: US$ 154,921
- MasterCard: US$ 112,876
A diferença por continente é demarcada pela evolução ao longo da última década – em 2011, 20% das marcas do ranking eram da Europa, ao passo que atualmente são somente 8%. A China, por sua vez, saltou de 11% para 18%.
A Tesla (TSLA34) foi a top riser do ranking, com um crescimento de quase 300%, ficando em US$ 42,6 bilhões. A marca ultrapassou até mesmo as gigantes de mídia e entretenimento – setor de destaque, segundo o ranking – como o TikTok ou o Instagram.
Além disso, a marca de automóveis também foi a nº 4 no quesito newcomers, em que a Kantar listou companhias que não estavam no último levantamento. A líder foi a fabricante de equipamentos de informática Nvidia.
Amazon fará Prime Day entre 21 e 22 de junho
Conhecido por ter um volume de vendas superior à Black Friday, o Prime Day da Amazon ocorre entre esta segunda (21) e esta terça (22) no site da companhia. Os descontos são exclusivos para membros do Prime, serviço de assinatura que oferece, por exemplo, streaming de vídeo e entregas com frete grátis.