O novo plano de expansão da Amazon (AMZO34) tem como ponto principal a abertura de diversas lojas físicas de varejo nos Estados Unidos, que funcionarão como lojas de departamento.
Com isso, a Amazon visa estender seu alcance nas vendas de roupas, utensílios domésticos, eletrônicos e outras áreas, segundo informaram fontes familiarizadas com o assunto. As primeiras lojas de departamento devem ser inauguradas nos estados de Ohio e Califórnia, de acordo com as fontes.
Os novos espaços de varejo terão cerca de 30 mil pés quadrados (cerca de 2,7 mil metros quadrados), menores do que a maioria das lojas convencionais.
Eles planejam oferecer itens das principais marcas de consumo, embora não esteja claro quais marcas serão oferecidas, disseram as fontes. Porém, os produtos de marca própria da Amazon devem ter destaque entre os outros.
A Amazon vende muitos produtos, incluindo roupas, móveis, livros e dispositivos eletrônicos por meio de muitas de suas marcas próprias. Os planos ainda não são definitivos e podem mudar, alertam as fontes.
Crescimento da Amazon no espaço físico
A expansão para o novo modelo permitirá à Amazon oferecer aos consumidores uma variedade de itens que eles poderiam experimentar pessoalmente antes de decidirem pela compra.
Isso seria particularmente benéfico no setor de vestuário, que muitas vezes pode ser um jogo de adivinhação para clientes que compram online, devido a questões de tamanho e ajuste. Também daria aos clientes uma gratificação ainda mais instantânea do que o envio rápido oferecido pela Amazon para compras online.
A Amazon abriu sua primeira loja física em 2015, uma livraria em Seattle. A companhia tentou diferenciar as lojas dos concorrentes, concedendo descontos aos clientes do Amazon Prime, além de oferecer seus próprios dispositivos para teste e venda e criar uma lista altamente selecionada de livros com base em um sistema de classificação.
Com informações de Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires.