“Alugar ações vale a pena? Como declarar no IR?” Seu Consultor Responde
Seu Consultor Responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, sobre alugar ações.
“Tenho estudado sobre aluguel de ações, mas ainda tenho algumas dúvidas. Vale a pena alugar ações? Fazer isso dá trabalho na hora de declarar o imposto de renda?” – Léo.
Seu Consultor Responde
Caro Léo,
Antes de mais nada, vamos esclarecer o processo de locação de ações, que vem se desenvolvendo bastante.
Para um investidor de longo prazo que detém suas ações e não pretende vendê-las em um horizonte curto, eu não vejo malefício em alugá-las.
A locação basicamente consiste em você disponibilizar as suas ações para as corretoras locarem esse papel para alguém que tem uma visão negativa sobre esse ativo. Então o processo funciona da seguinte forma: o doador, aquele que possui as ações, as disponibiliza para o tomador. O tomador pega essa ação, vende no mercado sob a expectativa de que o papel vai cair, recompra mais barato e devolve a ação.
O processo de intermediação, o risco da contraparte, é de responsabilidade da corretora. Hoje, os mecanismos para isso são bem seguros.
Então para o investidor de longo prazo, podemos dizer que esse processo não tem contra indicação. Mas é importante ressaltar que você não vai ganhar muito dinheiro com isso, sem contar que parte da remuneração fica com a corretora.
Sobre o imposto de renda, é fato que esse aluguel vai gerar uma nova demanda para o seu IR. Então você terá que recolher os informes de rendimento e vai ter esse trabalho de imputar na sua declaração.
Claro que isso é muito pessoal, mas eu não avalio esse como sendo um grande trabalho extra. E para quem tem gerenciador de imposto de renda, isso fica até mais fácil, pois essas ferramentas fazem essa consolidação.
– Mateus Carvalho, consultor na Suno Consultoria.
Ficou interessado em alugar ações? Quer conhecer mais sobre a Suno Consultoria de Investimento? Então clique aqui para entrar em contato com nossos profissionais.