BC: movimento mais rápido e forte pode fazer alta total da Selic ser menor

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, mostrou otimismo sobre a recuperação da atividade econômica e afirmou hoje (30) que a autoridade monetária central atuou para frear rapidamente a inflação ao iniciar o ciclo de aperto monetário com agressividade maior do que o esperado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

De acordo com o presidente do BC, a decisão de fazer um aumento da Selic mais rápido e forte pode fazer com que a alta total da taxa seja menor no fim do ciclo.

“O movimento mais rápido e forte pode fazer alta total da Selic ser menor”, disse Campos Neto no Encontro Daycoval – Perspectivas Econômicas e de Investimentos para o Brasil 2021, evento que conta com apoio do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) e do jornal O Estado de S. Paulo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Campos Neto ainda observou que a aceleração dos preços vinha contaminando as expectativas para a inflação de 2022 e a Selic a 2% – alterada neste mês para 2,75% – era apropriada para um quadro pior de atividade e inflação, um cenário que, segundo ele, não aconteceu.

Segundo o economista, grande parte da inflação de curto prazo vem de commodities e câmbio, com preços do petróleo pressionados pela taxa de crescimento global e restrições de oferta da Opep.

Ao justificar o aumento acima do esperado da Selic, ele reconheceu que a inflação mostrou comportamento mais persistente e intenso.

BC diz que Economia surpreendeu pela resiliência

Ainda hoje, Campos Neto falou sobre a previsão de crescimento de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, e disse que a economia brasileira surpreendeu pela resiliência mostrada na retirada do auxílio emergencial no início de 2021.

“Esperávamos retração mais forte em janeiro e fevereiro com fim de auxilio, mas os números de janeiro e fevereiro vieram fortes (…) Fomos surpreendidos com uma economia mais resiliente mesmo com a retirada parcial do auxílio emergencial”, comentou o mandatário do BC durante o evento

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Em sua fala, o presidente do Banco Central citou a abertura, que considerou forte, de vagas de trabalho formal, confirmada nesta terça pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e frisou que o BC também foi surpreendido pelo crescimento de 3,2% do PIB no quarto trimestre de 2020.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno