A Alphabet, dona do Google, obteve lucro liquido de US$ 6,66 bilhões no primeiro trimestre de 2019. O número representa uma queda de 29,2% em comparação com o mesmo período de 2019.
O ganho por ação seguiu a tendência e foi de US$ 9,50 para US$ 13,33 em comparação com o ano passado. Por outro lado, a receita somou US$ 36,34 bilhões, avanço de 16,7% na comparação anual. Só a receita de publicidade do Google totalizou US$ 30,72 bilhões, alta de 15,3%.
Saiba mais: Dona do Google, Alphabet registra avanço expressivo de receita em 2018
O desempenho negativo da gigante decorreu do aumento de 26,44% dos custos e despesas (US$ 29,73 bilhões). Uma multa de US$ 1,7 bilhão foi aplicada pela Comissão Europeia referentes aos contratos que o Google mantinha com o AdSense. De acordo com órgão, a parceria violava a lei de concorrência europeia. Sem a multa, o lucro da Alphabet seria de US$ 8,34 bilhões ou US$ 11,90 por ação.
Em comunicado, a diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, informou que a expansão “robusta” foi alavancada pelo negócio de pesquisa para dispositivos móveis, Youtube e computação em nuvem. “Continuamos focados e entusiasmados com as oportunidades de crescimento entre os nossos negócios”, informou.
As ações da Alphabet no índice de Nasdaq, em Nova York, caíram 5,40%. No pregão regular os papéis tiveram alta de 1,21%.
Saiba mais: Google recebe nova multa da UE por 1,49 bilhão de euros
Google Maps
O Google está se tornando a companhia mais rentável do mundo no campo da pesquisa e publicidade. Agora, a empresa busca fazer do Google Maps um novo arrecadador de dinheiro.
Isso porque, após entrevistas com executivos e clientes da gigante norte-americana, foi constatado que Google Maps não serve apenas para facilitar a locomoção de seus usuários, mais também para ajudar empresas a aumentarem seu capital, por meio de anúncios e patrocínios que a ferramenta disponibiliza aos seus usuários.
Com isso, os anunciantes passaram a utilizar o Maps como intermediador para alcançar o maior número de pessoas com potencial para se tornar clientes.
Saiba mais: Maps é a nova saída do Google para adquirir capital
“É uma grande oportunidade para eles aumentarem a monetização,” afirma o diretor de pesquisa em marketing digital da agência Merkle, Andy Taylor. Quanto aos avanços, Andy acredita que o Google tem sido um pouco devagar. Um dos grandes geradores de receita da Alphabet foi a publicidade, com US$ 30,72 bilhões do total.