A empresa calçadista Alpargatas (ALPA4) informou nesta quarta-feira (4) que obteve um prejuízo de R$ 2,6 milhões no terceiro trimestre deste ano, uma queda equivalente a 104,5% em comparação com o lucro líquido de R$ 58,5 milhões apurado em igual período de 2019.
A dona da Havaianas, Osklen e Dupé, atribuiu o resultado a uma reavaliação dos ativos devido a assinatura do contrato para venda do negócio Mizuno, o que levou a uma baixa contábil de R$ 42 milhões. Além disso, a Alpargatas apontou o impacto dos itens não recorrentes, incluindo doações a sociedade, adaptações no nosso processo produtivo, lojas e escritórios, bem como o pagamento antecipado de empréstimos, no lucro do período.
Sem o impacto da descontinuidade da operação de Mizuno e dos itens não recorrentes, a empresa informou que teria registrado um lucro líquido atribuível aos controladores de R$ 122,4 milhões no terceiro trimestre.
A Alpargatas comunicou que sua receita líquida subiu 17,8% entre os meses de julho e setembro, saindo de R$ 800,6 milhões em 2019 para R$ 943,5 milhões. O indicador foi impulsionado pelo crescimento do volume de dois dígitos na Havaianas Brasil, pelo gerenciamento efetivo de Revenue Growth Management (RGM), pela variação cambial do período, assim como pelo melhor mix de países.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por sua vez, apresentou um aumento de 5,8%, para R$ 141,1 milhões, ante os R$ 133,4 milhões no mesmo período do ano passado.
Além disso, as despesas operacionais no trimestre encerrado em setembro subiram de R$ 319,6 milhões para R$ 393,8 milhões, uma variação de 23,2% na base anualizada.
Vendas da Alpargatas crescem no e-commerce
As vendas da marca Havaianas nos canais online apresentaram uma alta de 168%, enquanto no Havaianas.com o resultado foi uma expansão de 280% no terceiro trimestre. A companhia informou que deu continuidade ao processo de aceleração do desenvolvimento do comércio eletrônico, alavancado pelo retorno dos investimentos em marketing de performance, inovações e eficiência da cadeia de suprimentos.
Enquanto isso, as vendas online da Osklen nos canais online subiram 190%, ao passo que no Osklen.com o avanço no período foi de 226%. Os serviços omnichannel e a plataforma de “vendedor digital” foram as principais áreas alavancadas no terceiro trimestre, informou a Alpargatas.