Alpargatas (ALPA4) registra alta de 53,1% no lucro líquido do 2T20
A Alpargatas (ALPA3; ALPA4) informou na noite dessa terça-feira (4) que anotou um lucro líquido consolidado de R$ 44,5 milhões no segundo trimestre desse ano, representando um crescimento de 53,1% na comparação anual.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Alpargatas cresceu 28,1% ante o segundo trimestre de 2019, somando R$ 132,2 milhões. A margem Ebitda passou de 12,2% no segundo trimestre de 2019, para 19,4%.
“O EBITDA do 2T20 foi de R$ 132,2 milhões com destaque para o ganho tributário advindo de mais uma ação de exclusão do ICMS da base de PIS/COFINS e de ação de crédito prêmio de IPI no valor de ~R$100 milhões, bem como para as despesas não recorrentes referente a COVID no montante total de ~R$30 milhões”, salientou a companhia.
Por sua vez, a receita líquida da companhia no trimestre finalizado em junho, somou R$ 680,5 milhões, contra R$ 846,8 milhões anotados no mesmo período em 2019.
Segundo o documento o resultado da receita líquida foi reflexo do “crescimento de Havaianas Internacional impulsionado pela força da marca, pela performance operacional da cadeia de suprimentos e pela variação cambial”.
Além disso, a posição líquida financeira no final de junho ficou em R$ 153 milhões, “ou seja, travessia de crise sem utilizar as linhas bancárias”, salientou.
Já a posição final de caixa foi de R$ 2,7 bilhões, reflexo da melhora na liquidez através da captação de R$ 1,3 bilhão a título de margem de segurança, segundo o documento.
Resultado da Alpargatas no 1T20
A Alpargatas reportou um lucro líquido de R$ 69 milhões no primeiro trimestre de 2020, uma queda de 27,6% ante aos R$ 69 milhões anteriores.
Conforme o relatório, a receita líquida da Alpargatas totalizou R$ 747 milhões no primeiros três meses deste ano, o que corresponde a uma queda de 8,8%. No Brasil, a receita da companhia apresentou baixa de 10%, para R$ 549,5 milhões, com redução em todos os negócios nacionais (Havaianas Brasil, Mizuno e Osklen). Enquanto, no exterior a empresa teve um recuo de 5%, para R$ 197,5 milhões.