Alpargatas (ALPA4) tem avanço de 73,6% no lucro, melhor 1º trimestre em 10 anos
A Alpargatas (ALPA4), dona da marca Havaianas, apresentou um lucro líquido consolidado de R$ 140,2 milhões no primeiro trimestre de 2021. Esse valor representa avanço de 73,6% na comparação com o mesmo período no ano passado, quando havia registrado lucro de R$ 80,8 milhões.
Segundo o CEO da Alpargatas, Beto Funari, a aceleração de crescimento e rentabilidade apresentada no primeiro trimestre foi impulsionada pela performance da Havaianas no Basil e nos mercados internacionais. “A marca expandiu-se globalmente, acelerou as vendas online e ampliou o portfólio com inovação e tecnologias sustentáveis“, escreveu o CEO no fato relevante.
A receita líquida nos primeiros três meses do ano totalizou R$ 901,3 milhões, avanço de 32,7% na comparação com o mesmo período. O Ebitda recorrente (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 158,7 milhões, alta de 98,8%, quando o Ebtida do primeiro trimestre de 2020 havia registrado R$ 79,8 milhões. As despesas operacionais totalizaram R$ 336 milhões, o equivalente a 37% da receita líquida.
Segundo, o CFO da Alpargatas, Julian Garrido, informou que esse foi o melhor primeiro trimestre da última década, “com crescimento de receita, expansão de margem e Ebtida”.
Alpargatas firma acordo para aquisição da Ioasys no valor de R$ 200 milhões
Em mais um avanço rumo à transformação digital, a Alpargatas firmou ontem um memorando de entendimentos vinculante para aquisição de 100% do capital social da Ioasys. A negociação foi acordada com os sócios da empresa, Gilson Almeida Villela Junior e Walter Galvão Neto.
O valor atribuído ao ativo é de até R$ 200 milhões, com pagamento ao longo de cinco anos, que será pago parte em dinheiro e parte em ações da Alpargatas.
Segundo fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Ioasys continuará operando de forma independente, servindo sua base atual de clientes e prospectando novos. “Para servir a Alpargatas será criada uma equipe dedicada a potencializar o crescimento da marca Havaianas nos pilares de expansão global, aceleração de vendas online e extensão do portfólio de produtos”, explica a empresa.
(Com informações do Estadão Conteúdo).