A fabricante de calçados Alpargatas (ALPA4), dona da marca Havaianas, registrou lucro líquido recorrente de R$ 155,5 milhões no terceiro trimestre de 2021 (3T21), alta de 34,1% na comparação anual. O destaque ficou para as vendas internacionais de Havaianas, que cresceram 23% no período de julho a setembro, apoiadas na alta do dólar.
A receita líquida da Alpargatas fechou o terceiro trimestre em R$ 1,063 bilhão, um avanço de 12,7% em um ano. A receita no Brasil somou R$ 828,9 milhões (+13,9% ano a ano) e a internacional fechou em R$ 234 milhões (+8,3% ano a ano).
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) recorrente chegou a R$ 185,7 milhões entre julho e setembro e subiu 17,4% sobre o mesmo período do ano passado. A margem Ebitda recorrente avançou 0,7 p.p. e ficou em 17,5%.
O resultado financeiro da Alpargatas no terceiro trimestre foi negativo em R$ 25 milhões, com recuo de 162% em um ano ante R$ 40,4 milhões do terceiro trimestre de 2020.
As despesas operacionais também recuaram na mesma comparação, em 7%, fechando em R$ 366,071 milhões no 3T21. Já as despesas financeiras diminuíram em 67,3% em um ano, para R$ 15,198 milhões.
Dividendos da dona das Havaianas
Após resultados do 3T21, a Alpargatas anunciou o pagamento de R$ 136,98 milhões em dividendos e R$ 13,017 milhões em juros sobre capital próprio (JCP) aos seus acionistas, segundo fato relevante da noite de quinta-feira (28).
Os valores dos dividendos serão de R$ 0,2257 por ação ordinária (ALPA3) e R$ 0,2483 por ação preferencial (ALPA4). Já os valores de JCP serão de R$0,0214 por ação ordinária e R$ 0,0235 por ação preferencial.
O pagamento de ambos os proventos da Alpargatas serão efetuados no dia 19 de novembro de 2021
Apenas os investidores com posição comprada nas ações da companhia no dia 3 de novembro de 2021 terão direito a receber os dividendos e os JCP. A partir do dia 4 de novembro de 2021, os papéis da empresa serão negociados “ex juros“, ou seja, sem direito aos proventos.
Vendas da Alpargatas no terceiro trimestre
No resultado da Alpargatas no 3T21, o volume de peças vendidas cresceu 1,7%, para 69,477 milhões, chegando a 186,451 milhões no acumulado do ano.
O CEO da Alpargatas, Beto Funari, destacou que “os resultados demonstram a força da marca Havaianas, com crescimento nos mercados internacional e do Brasil”.
No exterior, em volume, as vendas para os Estados Unidos avançaram 40%, porém a receita cresceu apenas 1%. Contudo, o Ebitda avançou 33%.
Nos demais mercados internacionais, houve redução do volume no terceiro trimestre para China (-33%) e Europa (-1%). Vindo da China, o Ebitda cresceu 37%, mas da Europa recuou 53%.
A Alpargatas fecha setembro com 922 lojas próprias frente 787 no mesmo período do ano passado. São 507 unidades de lojas da Havaianas no Brasil, 340 lojas internacionais e 75 unidades Osklen. A empresa planeja em 2022 investimentos de R$ 600 milhões em ampliação da capacidade para atender a demanda por Havaianas nos anos que virão.