Alpargatas (ALPA4) quer acelerar expansão internacional e de novos produtos
A influência digital nas vendas de marcas famosas despertou o interesse do presidente da Alpargatas (ALPA4), Roberto Funari, pelas startups. A empresa comprou no início de maio a mineira Ioasys, especializada na criação de soluções digitais e desenvolvimento de aplicativos, por R$ 200 milhões.
Foi a primeira aquisição da companhia, que quer criar um ecossistema para acelerar a expansão internacional e de novos produtos. O foco da companhia hoje são os mercados americano, europeu e chinês. “Nossa estratégia é encontrar soluções para potencializar o crescimento da Havaianas, oferecendo uma nova experiência para os usuários”, diz Funari.
Segundo ele, hoje a empresa busca inovação para melhorar os serviços, para a editorialização das marcas e para eliminar problemas nos canais de vendas. Essa busca é um exercício diário em qualquer departamento da empresa, que tem a responsabilidade de trazer soluções para questões importantes da companhia.
Alpargatas conclui operação de aquisição da Ioasys
A Alpargatas concluiu no início deste mês a operação de aquisição de todo o capital social da Ioasys Desenvolvimento de Software e Innovation Oasys Desenvolvimento de Sistemas. A aquisição foi concluída uma vez que a dona da marca Havaianas pagou a primeira parcela de R$ 90 milhões, deduzida a dívida líquida estimada, e assinou o contrato de compra e venda de quotas.
O valor total da operação é de R$ 200 milhões, nesse sentido, a companhia explica que o valor restante de R$ 110 milhões será pago ao longo de cinco anos, parte em dinheiro e parte em ações da Alpargatas. Além disso, o valor da operação está atrelado ao atingimento de determinadas metas, segundo o fato relevante.
Vale lembrar que quando a companhia divulgou a operação, afirmou que a Ioasys continuará operando de forma independente, servindo sua base atual de clientes e prospectando novos. “Para servir a Alpargatas será criada uma equipe dedicada a potencializar o crescimento da marca Havaianas nos pilares de expansão global, aceleração de vendas online e extensão do portfólio de produtos”, explica a empresa.
(Com informações do Estadão Conteúdo)