Allied (ALLD3) precifica IPO em R$ 18 por ação e movimenta R$ 188 milhões

Após adiar a precificação da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) e diminuir o volume da operação, a Allied (ALLD3) definiu, na noite da última quinta-feira (8), que seus papéis chegarão à Bolsa a R$ 18 cada. Com as 10 milhões de ações primárias e 476,20 mil papéis secundários, a oferta movimentará R$ 188,57 milhões.

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A operação tem como base a instrução CVM 476, ou seja, trata-se de uma oferta restrita. Conforme as instruções da Comissão de Valores Mobiliários, a Allied pôde oferecer suas ações para até 75 investidores, sendo que até 50 puderam aderir à oferta.

Inicialmente, a operação foi destinada a investidores profissionais. No entanto, após passarem a ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), todo e qualquer investidor terá acesso aos papéis. A estreia está marcada para a próxima segunda-feira (12).

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A precificação das ações estava marcada para a última quarta-feira (7), mas a Allied adiou em um dia sem explicar as razões. Além disso, o volume da oferta e, consequentemente, o montante a ser movimentado com a operação diminuíram. Ainda há um lote suplementar, caso haja demanda, que saiu de 1,5 milhão de ações para 1,04 milhão.

Seriam ofertadas 5 milhões de ações secundárias, quando os recursos são direcionados ao atuais acionistas, que abririam mão de parte da empresa. Agora, serão apenas 476,20 mil. A faixa indicativa de preço também caiu, de R$ 20 a R$ 26, para R$ 17 a R$ 19.

Também houve alteração na destinação dos recursos da operação. Com a nova definição, 77% será destinado para aquisições e novas lojas, 13% para financiamento de carteira de serviços financeiros e 10% para o investimentos em sistemas e plataformas de tecnologia.

Allied Tecnologia postergou oferta em 2020

Essa não foi a primeira vez que a Allied teve problemas em meio a um processo de IPO. No ano passado, a companhia recuou em outubro durante a mesma movimentação e a interrompeu.

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A empresa, que é representante e revendedora no Brasil de marcas de eletrônicos como a Apple, a LG, a HP e a Samsung, visava levantar cerca de R$ 1,4 bilhão com o IPO, dando lugar a uma oferta bem menos ambiciosa neste ano.

Embora não tenha justificado o adiamento da precificação e as mudanças no prospecto, a estreia da Allied ocorre em meio às turbulências das empresas que tentam chegar ao mercado. Nos últimos dias, a Blau Farmacêutica (BLAU3) alterou o seu cronograma e a LG Informática (GENT3) optou por interromper o operação.

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Jader Lazarini

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