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AliExpress terá isenção de compras até US$ 50 no Brasil

AliExpress

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O AliExpress fará adesão ao programa Remessa Conforme, do Governo Federal – lançado para mudar a dinâmica de comercialização de varejistas estrangeiras e alterar a cobrança de tributos. A companhia é a segunda a ser licenciada no programa em solo nacional, sendo que a primeira, e única até então, era a Sinerlog.

Com isso, o AliExpress foi certificado oficialmente pelo governo no âmbito do programa, e terá isenção de impostos em compras de produtos que somem até US$ 50 (pouco menos de R$ 250 no câmbio atual).

A autorização da Receita Federal sobre a medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (31).

Vale destacar que, apesar da isenção do tributo federal, o Estado ainda recolherá um Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% – conforme definido pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

As compras que passarem dos US$ 50 devem ficar sujeitas, então, aos tributos federais, atualmente em patamar de 60%.

O programa, além da mudança na dinâmica tributária, deve aumentar a agilidade de entregas, já que as remessas devem ser liberadas ainda antes de chegarem em território nacional.

Alibaba (BABA34), dona da AliExpress, vê lucro subir 51% no primeiro trimestre fiscal

Alibaba (BABA34), gigante chinesa de tecnologia e dona da AliExpress, teve um lucro líquido de 34,3 bilhões de yuans (US$ 4,73 bilhões) no primeiro trimestre fiscal, alta de 51% na comparação anual.

Ainda entre os meses de abril e junho, o conglomerado chinês teve receitas de 2334,1 bilhões de yuans (US$ 32,2 bilhões), alta de 14% em relação ao mesmo período de 2022, considerado o maior aumento anual nas vendas desde o trimestre de setembro de 2021, de acordo com dados da Refinitiv.

Em nota, Daniel Zhang, diretor-presidente da Alibaba, disse que a empresa conseguiu entregar um trimestre robusto, ao mesmo tempo em que avançou na reestruturação de seus negócios. Disse, também, que já vê sinais de melhora na eficiência dos negócios por conta do processo.

A Alibaba, que opera a plataforma de comércio eletrônico Taobao na China e Aliexpress, no exterior, também viu seus números crescerem no período. No país asiático, o faturamento de comércio eletrônico subiu 12% no ano, para 114,9 bilhões de yuans (US$ 15,8 bilhões), enquanto no exterior avançou 41%, a 22,1 bilhões de yuans (US$ 3,05 bilhões).

Em teleconferência de resultados, a administração da Alibaba, dona da Aliexpress, disse que viu “forte demanda” em seu negócio de nuvem para treinar modelos de inteligência artificial e serviços relacionados. “Acreditamos que a oportunidade de crescimento impulsionada pelos serviços de inteligência artificial está apenas começando. Acreditamos que a revolução tecnológica construída pela IA não é uma oportunidade de curto prazo, mas o início de uma nova era”.

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