Alibaba quer arrecadar US$ 20 bilhões em novo IPO em Hong Kong
A empresa chinesa de comércio eletrônico, Alibaba, pretende realizar sua nova oferta pública (IPO) em Hong Kong. O objetivo da companhia é levantar cerca de US$ 20 bilhões em sua segunda listagem. A empresa tem ações listadas na Bolsa de Valores de Nova Yok (NYSE) desde 2014.
De acordo com a “Bloomberg”, a Alibaba pretende apresentar um pedido de registro em Hong Kong no segundo semestre de 2019. A gigante do comércio eletrônico da China tem como objetivo ficar mais próximo de investidores institucionais nacionais. Além de, diversificar seus canais de financiamento e elevar a liquidez.
Em 2014 a empresa fez um IPO de US$ 25 bilhões em Nova York, a maior abertura de capital da história. Na época, as autoridades de Hong Kong haviam rejeitado a estrutura de governança da empresa.
Entretanto, no ano passado, as autoridades de Hong Kong estavam se preparando para que empresas pudessem listar ações de duas classes. O fundador da Alibaba, Jack Ma, disse que “consideraria seriamente” uma listagem na Bolsa de Hong Kong.
O jornal americano afirma que além do dinheiro, a venda de ações estreitará laços com o Pequim. Uma forma de responder também as crescentes tensões entre o governo chinês e o governo americano.
“Uma grande parte disso é político, devido ao momento”, disse o analista da Bernstein em Hong Kong, David Dai, “Outra parte é um potencialmente a melhor avaliação no mercado de Hong Kong”.
IPO histórico
A oferta pública inicial de ações do Alibaba Group Holding atingiu o recorde mundial de US$ 25 bilhões em 2014. Em sua estreia na Bolsa de Valores dos Estados Unidos a empresa levantou inicialmente US$ 21,8 bilhões, chegando a US$ 25 bilhões com a venda de ações adicionais.
Até o atual momento, o grupo continua liderando a lista das maiores aberturas de capital da história dos Estados Unidos. A Uber, uma das mais esperadas estreias na bolsa de valores deste ano se encontra na lista. Confira:
- Alibaba – US$ 21,8 bilhões;
- General Motors – US$ 20,1 bilhões;
- Enel – US$ 19 bilhões;
- Visa – US$ 17,9 bilhões;
- Facebook – US$ 16 bilhões;
- Deustsche Telekom – US$ 13 bilhões;
- AT&T – US$ 10,6 bilhões;
- Kraft Foods – US$ 8,6 bilhões;
- Uber – US$ 8,1 bilhões.
Embora mais esperada, o aplicativo de transporte teve o primeiro movimento dos papéis do mercado em queda. Na abertura, as ações chegaram a desvalorizar cerca de 9%. Logo no primeiro dia as ações fecharam a negociação em queda de 7,62%, a US$ 41,57.
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Última cotação
Conforme o “Bloomberg” as ações da Alibaba negociadas em Nova York caíram mais de 21% ao longo do ano até o fechamento da última sexta-feira (25). No entanto, a empresa ainda está entre as 10 maiores empresas de capital aberto do mundo. A gigante chinesa se recusou a comentar sobre o IPO.