O Alibaba Group diminuiu pela metade a meta de capital a ser levantado no follow-on que pretende realizar até o final deste ano em Hong Kong, na China. O valor inicialmente previsto era de US$ 20 bilhões, entretanto a meta agora é de US$ 10 bilhões.
O Alibaba havia informado, em junho, que iria realizar uma oferta secundária de ações. Porém, o gigante do comércio eletrônico havia deixado de lado o plano de vender até US$ 20 bilhões em ações. Isso porque Hong Kong estava passando por um período difícil com uma grande onda de protestos.
Uma fonte próxima ao assunto afirmou que o Alibaba está aguardando uma audiência no comitê de emissão de ações da Bolsa de Valores de Hong Kong, na qual espera ganhar aprovação para a operação já na próxima semana. Essa audiência faz parte do processo para que a transação possa ocorrer.
“Se não houver um monte de executivos de banco e advogados enfiados em uma sala de conferência em algum lugar neste momento, a operação não vai ocorrer neste ano”, relatou a fonte.
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A Alibaba reportou vendas de aproximadamente US$ 17 bilhões no terceiro trimestre, 40% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Vale ressaltar que o Credit Suisse e o banco de investimento estatal chinês CICC são os principais subscritores da oferta.
Resultados do Alibaba
O gigante asiático do varejo on-line reportou lucro líquido de 72,54 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 40,97 bilhões na cotação atual) no segundo trimestre fiscal deste ano. O período analisado foi encerrado no dia 30 de setembro.
O volume reportado pela empresa representa um elevação do lucro em mais de 260% em comparação com o mesmo período do ano passado.
As vendas do Alibaba cresceram em cerca de 40% no último trimestre, chegando a 119 bilhões de yuans (R$ 67,22 bilhões). Os analistas da FactSet, research financeira norte-americana, aguardavam um montante de 117 bilhões de yuans.