O agronegócio é um dos propulsores da economia nacional, mas ficou afastado do mercado financeiro nos últimos anos. Contudo, essa realidade vem mudando e, na visão de Octaciano Neto, diretor de agronegócio da Suno Asset, este cenário poderá ser bem diferente na próxima década.
“Não tenho dúvidas de que, em menos de uma década, o mercado de capitais como um todo será um dos principais financiadores do agronegócio brasileiro. O investidor, que coloca dinheiro em ações e fundos imobiliários está percebendo que não pode deixar de investir no setor em que o País é mais competitivo”, destaca o diretor de agronegócio da Suno Asset.
Em uma transmissão ao vivo feita em parceria com o Suno Notícias e o Notícias Agrícolas nesta quinta (20), o especialista explica que existem poucas opções de empresas de agronegócio na Bolsa atualmente, o que acaba afastando os investidores deste setor.
Segundo os dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), menos de 5% do volume do mercado de capitais é do agro. Então, se a gente tem 27% da economia, tem um pedação ainda.
Segundo Neto, os Fiagro se tornarão uma das principais fontes de financiamento do setor, tendo em vista o atual cenário macroeconômico brasileiro: “Desde as eleições, não se fala mais nada a não ser ajuste fiscal, o problema das contas públicas”.
“Você vai no balanço das empresas, cooperativas e indústrias, não tem espaço mais [para investimentos], e elas mesmas se financiam no mercado de capitais, porque sabem que com o dinheiro próprio não conseguem fazer tanta operação”, complementa.
Contudo, o especialista reforça que esta análise está limitada apenas ao setor de crédito. “Quando falamos de terra, o patrimônio imobiliário no Brasil é de R$ 6 tri a R$ 8 tri. Você tem 10 vezes mais dinheiro em patrimônio em terra no Brasil do que em crédito. Quando as pessoas perceberem que Fiagro é um ótimo instrumento para resolver sucessão familiar, planejamento tributário, a gente vai começar a ver o mercado de terra tombando para o Fiagro também”.
Como investir no agronegócio?
Além da possibilidade de investir no agronegócio por meio das empresas dos Fiagro, existem outras formas de ganhar dinheiro com aplicações neste setor. São elas:
- Ações de empresas listadas na Bolsa com atuação neste setor;
- Letra de crédito do agronegócio (LCA);
- Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRA);
- Cédula de Produtor Rural (CPR).
O Suno Notícias preparou uma série de reportagens especiais sobre o agronegócio, com explicações e análises sobre o setor. Clique e confira o material na íntegra!
Notícias Relacionadas