A Humberg AgriBrasil (GRAO3) adquiriu o controle do Terminal Santa Catarina (Tesc). O ativo está localizado estrategicamente no complexo portuário de São Francisco do Sul (SC).
“Próximo à rodovia BR-101 e à malha ferroviária, o terminal permite rápido acesso aos principais centros industriais, econômicos da região sul e sudeste do Brasil, conferindo agilidade no fluxo de cargas de importação e exportação”, afirma o fato relevante da Agribrasil publicado na última sexta-feira (29)
O terminal é especializado em operação de produtos siderúrgicos, granéis sólidos, carga geral e carga de projeto. Movimenta cargas de todas as partes do mundo.
O Tesc conta ainda com canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação preparados para receber diversos tipos de embarcações.
De acordo com o documento, o Tesc conta atualmente com três berços de atracação. Um deles está sendo remodelado para atender a exportação de grãos (soja e milho) com uma capacidade máxima anual de aproximadamente 7,5 milhões de toneladas e calado de 12,8 metros. Atende assim a exportação de navios tipo Panamax.
A operação faz parte da estratégia de crescimento da Agribrasil: a empresa pretende consolidar sua posição como plataforma de originação nacional independente, conectando o produtor de grãos ao comprador global, com a gestão de todo o processo de comercialização, incluindo estratégias de eficiência logística e gestão de riscos.
O valor da transação não foi divulgado.
A compra precisa da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Agribrasil (GRAO3) desiste do IPO por razões de mercado
A Agribrasil pediu na semana passada para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o cancelamento do pedido de registro da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) por razões de mercado.
exportadora de grãos havia solicitado ao órgão regulador do mercado de capitais em agosto a interrupção do prazo de análise do IPO e da migração para o segmento especial de listagem denominado Novo Mercado. No comunicado, a Humberg Agribrasil disse que continuará a avaliar alternativas e outras potenciais estruturas de capitalização para suportar o seu plano de investimentos.
A Agribrasil preparava uma operação de distribuição primária de, inicialmente, 25.974.026 novas ações e secundária de até 9.090.909 papéis.
(Com Agência Estado)