Decisão do Copom, temporada de balanços ganha força e feriado na Ásia: confira os eventos mais relevantes desta terça-feira
Após mais um feriado em abril, a agenda desta terça -feira (2) está recheada de anúncios importantes para o mercado. Uma delas é o Copom. Hoje é primeira reunião do comitê para definir sobre a taxa básica de juros, Selic, atualmente em 13,75% ao ano. A decisão será divulgada amanhã no início da noite e é aguardada pelos investidores.
Enquanto isso, a temporada de balanços ganha tração. São esperados para hoje os balanços de Arezzo (ARZZ3), Carrefour (CRFB3), Copasa (CSMG3), Iguatemi (IGTI11), Intelbras (INTB3), Marcopolo (POMO4) e Raia Drogasil (RADL3), após o fechamento do mercado. Veja mais sobre essa agenda dos balanços das empresas aqui.
Confira o que também está radar do mercado nesta terça-feira:
Agenda brasileira
O dia tem ainda previsto os dados da balança comercial de abril, pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), às 15 horas.
Pela manhã, às 10 horas, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem uma audiência marcada com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses da Pina Correia e Silva em Brasília, às 12h30. Os líderes devem tratar sobre a cooperação técnica e educacional, paz e segurança no Atlântico Sul.
Balanços internacionais e índices americanos
Nos Estados Unidos, os resultados de Restaurant Brand Internationals, antes da abertura, e de Ford (FDMO34), após o fechamento do mercado também devem movimentar as bolsas.
Enquanto isso, os presidentes do Banco Mundial, David Malpass, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, junto com a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, participam de evento em Washington agora pela manhã, às 9h30.
Às 11 horas, os dados seguintes podem movimentar o mercado americano:
- Relatório sobre empregos (JOLTs) de março, pelo Departamento do Trabalho;
- Encomendas à indústria de março, pelo Departamento do Comércio.
No final do dia, a American Petroleum Institute (API) registra os estoques de petróleo da semana até 31 de março.
Europa em Contração
Na Zona do Euro, o dia começou com o índice de preços ao consumidor (CPI) preliminar de abril avançando 7% na base anual, como previsto. No entanto, o Núcleo CPI ainda fica abaixo do consenso, em 5,6% – esperado era de 5,7%, seguindo a tendência de março. Os dados são do Eurostat, instituto de estatísticas oficiais da região.
Além disso, o S&P Global, pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB), apresentou o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial final de abril, nesta manhã, indicando uma retração no comércio europeu. Ao todo, a queda foi para os 45,8 pontos em abril, 1,5 ponto abaixo de março (47,3), mas ainda acima do estimado (45,5). Seguindo o mesmo ritmo, os índices regionais da Itália e da França, por exemplo, também contraíram.
Veja como se comportavam as bolsas da Zona do Euro pela manhã, às 7 horas:
- Londres — FTSE 100: -0,01%
- Frankfurt — DAX: -0,24%
- Paris — CAC 40: -0,39%
- Madrid — Ibex 35: -0,51%
- Europa — Stoxx 600: -0,20%
Feriado na China e alta na Austrália
O feriado do Dia do Trabalho na China é um pouco mais longo do que o brasileiro. No país, os mercados seguem fechados até quinta-feira (4).
Enquanto isso, a Austrália registrou uma retomada da alta de juros que pegou todos de surpresa. O aumento foi de 0,25 pontos percentuais, elevando a taxa para 3,85%, e marcou uma queda na bolsa local de 0,92%.
Enquanto isso, a expectativa da decisão do Federal Reserve (Fed) para amanhã (3) mantém todos no aguardo para ver como os juros americanos vão abalar as bolsas asiáticas e demais internacionais. Assim, para o Brasil, com o Copom, amanhã é chamada de Super Quarta.