Ícone do site Suno Notícias

Cielo (CIEL3), 3R Petroleum (RRRP3) e reunião do BC com Fazenda e Planejamento: veja a agenda desta quinta-feira

3R Petroleum (RRRP3). Foto: Divulgação/ 3RPetroleum

3R Petroleum (RRRP3). Foto: Divulgação/ 3RPetroleum

Cielo (CIEL3), Multiplan (MULT3), Hypera (HYPE3), JSL (JSLG3/JSLG11), Suzano (SUZB3) darão sequência hoje (27) à temporada de balanços referentes ao primeiro trimestre de 2023. Os resultados destas empresas serão divulgados após o fechamento do mercado.

A 3R Petroleum (RRRP3) divulgou, na madrugada desta quinta-feira, seus números em relação aos primeiros três meses deste ano. A empresa reverteu o prejuízo do ano anterior, ao lucrar R$ 16,1 milhões. Este é um dos assuntos que deve estar na agenda do mercado hoje.

Fique por dentro do que mais acontece nessa quinta-feira:

BC e Ministérios

O atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto se reúne com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir sobre juros, inflação e crescimento. O encontro acontece às 10 horas no Senado Federal, em Brasília.

Indicadores brasileiros relevantes

Pela manhã, três índices relevantes vão interessar ao mercado. O primeiro deles é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de abril, que recuou em 0,95% de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). A deflação acumulada do ano bate agora em 0,75% e 2,17% nos últimos doze meses.

Também de acordo com o Instituto de Economia Brasileira da FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) se manteve estável, com uma pequena variação de 0,1 ponto. Aos 94,5 pontos, o indicador bate o valor mais alto desde outubro de 2022.

Por fim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga a Pesquisa de Serviços do mês de fevereiro. O índice demonstrou uma alta de 1,1% em relação a janeiro, que teve uma queda de 3,1%. No acumulado de 12 meses, o setor de serviços apresenta um crescimento de 7,8%.

Pela tarde, os dados de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as contas do Governo Central de março, divulgadas pelo Tesouro Nacional, são valores a serem acompanhados.

Balanços e índices dos Estados Unidos

Na terra dos Ianques, a manhã começa com as atualizações nos dados de pedidos de auxílio-desemprego e a preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano.

A divulgação do Índice de preços de gastos com consumo (PCE) e do Núcleo PCE pelo Departamento do Comércio também serão índices relevantes para o Federal Reserve no estabelecimento da taxa de juros dos EUA. No final da manhã, o setor imobiliário é atualizado com os números de vendas pendentes de imóveis do último mês.

Amazon e Intel guardam seus balanços trimestrais para após o fechamento do mercado. Após um 4T22 de frustrações com a e-commerce mundial, o mercado espera sinais de recuperação.

Balanços na Europa

A Unilever (ULEV34) superou as expectativas dos analistas no trimestre e registrou um faturamento de 214,8 bilhões de euros, ante 13,8 bilhões do mesmo tri no ano anterior.

Também no positivo, a multinacional Barclays (B1CS34) registra um lucro antes de impostos de 2,6 bilhões de libras no trimestre, um aumento de 16% no trimestre par do ano anterior.

Por fim, o Deutsche Bank (DBAG34) anunciou um lucro líquido atribuível a acionistas de 1,165 bilhão de euros, representando uma expansão anual de 5% no trimestre.

Mercado europeu

Na manhã desta quinta-feira, 27, os principais mercados europeus variavam entre acompanhar os resultados das empresas e na expectativa da preliminar do PIB dos EUA. O que mais preocupada o mercado é uma recessão na economia americana, abalada pelas recentes crises no setor bancário.

Em contrapartida, o pré-mercado novaiorquino acelera com os resultados da Meta (M1TA34).

Nos indicadores, o índice de sentimento econômico da Zona do Euro atinge os 99,3 pontos em abril, com apenas 0,1 ponto de crescimento, abaixo da projeção de 99,9.

Mercado asiático

No fechamento das bolsas da Ásia, a maioria apresentou uma subida, antes do anúncio do Bank of Japan (BoJ) sobre a nova política monetária. Sob a liderança de Kazuo Ueda, os sinais são de manutenção de uma postura ultra-acomodatícia.

Notou-se uma recuperação no apetite por risco, após os resultados da Meta no pré-mercado dos EUA e a conversa de Xi Jinping, líder chinês, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Confira abaixo o comportamento das bolsas asiáticas no fechamento de hoje:

Sair da versão mobile