Arcabouço fiscal, Vale (VALE3) e mais: veja a agenda que deve movimentar o mercado hoje
O mercado desta quarta-feira (19) continuará a repercutir a proposta apresentada pelo novo arcabouço fiscal ao Congresso. Ainda ontem, dólar e bolsa de valores fecharam em alta. Já no pregão de hoje, o Ibovespa abriu em queda, também puxado pelas bolsas internacionais, e o dólar voltou a operar no patamar de R$ 5.
Além disso, a Vale (VALE3) também está na lupa dos investidores hoje. Ontem, após o fechamento do mercado, a empresa informou que registrou uma alta de 5,8% na sua produção de minério de ferro, comparado com o mesmo período no ano passado. Totalizando 66,774 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2023 (1T23), o volume ainda é um recuo de 17,4% se comparado ao trimestre anterior (4T22).
Nos mercados globais, a manhã desta quarta-feira foi de baixa nos negócios. Enquanto isso, aguarda-se o balanço de Morgan Stanley (MSBR34), Tesla (TSLA34) e outras empresas americanas. Na China, algumas decisões relacionadas a políticas monetárias também são aguardadas.
Confira a seguir tudo o vai rolar nesta quarta-feira:
Proposta do arcabouço entregue. E agora?
O mercado ansiava pelo momento da apresentação da nova proposta do arcabouço fiscal como substituição do antigo teto de gastos.
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter oficialmente entregue ao Congresso Nacional a proposta, os mercados estão avaliando as minúcias do arcabouço. Investidores e especialistas agora calculam o risco do governo ter construído uma regra fiscal que abre espaço para mais gastos, sem a garantia das receitas necessárias. O mercado ainda está apresentando reações mistas a isso.
Agenda brasileira
Na agenda do Brasil, o Banco Central (BC) também deve apresentar o resultado do fluxo cambial da semana no início da tarde, às 14h30. Esse indicador refere-se ao capital direcionado ao Brasil por investidores estrangeiros, essenciais para mercados emergentes e em desenvolvimento.
Além disso, é esperado que o presidente Lula em breve confirme sua participação da Cúpula do G7, grupo que reúne os países mais industrializados do mundo. Convidado pelo “anfitrião” do evento, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, o encontro é um momento para Lula entrar em contato com líderes ocidentais e acontece entre 19 e 21 de maio.
Mudança no crédito
Pela manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a dizer que seriam anunciadas novas medidas na área de crédito. Mas o Ministério da Fazenda enviou nota negando que teria entrevista sobre o assunto hoje. Na última segunda-feira, 17, ele já havia mencionado que a sua equipe elaborou 14 medidas no setor.
Índices do dia no Brasil
A FGV divulgou agora pela manhã o IGP-M, ou “inflação do aluguel” do 2º decêndio de abril. O índice apresentou uma deflação de 0,66%, após uma alta de +0,11% no mês de março.
O IBGE também registrou uma queda de 0,2% na produção industrial de fevereiro deste ano ante janeiro. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a indústria caiu 2,4%, e ao todo acumula uma queda de 0,6%.
Divulgação do Livro Bege
Não é só no Brasil que as apresentações estão causando ansiedade nos investidores. Nos EUA, o Livro Bege é aguardado com as atualizações da situação econômica norte-americana. Os índices futuros dos Estados Unidos começaram a manhã registrando uma queda ainda no aguardo dos resultados. O Federal Reserve (Fed) por enquanto aposta em uma elevação de 0,25 ponto percentual na taxa de juros.
Além disso, também é aguardado a divulgação dos estoques de petróleo da semana anterior, por parte do Departamento de Energia (DoE).
Resultados de companhias americanas
Os resultados trimestrais das companhias seguem no radar dos investidores. Após o resultado da Netflix (NFLX34) ontem, que decepcionou o mercado e teve uma queda de 10% no after market, as expectativas agora estão sobre o Morgan Stanley (MSBR34), que deve anunciar os resultados antes da abertura das bolsas americanas.
Após o fechamento, Tesla (TSLA34), Alcoa (AALC34) e IBM (IBMB34) também irão divulgar seus balanços do 1T23.
Bacen do Reino Unido
Ainda nesta quarta-feira, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, terá uma reunião com investidores organizada pelo European Economics & Financial Centre (EEFC), em Londres (11h).
Queda da inflação europeia
A Zona do Euro confirmou hoje as projeções, como mostrou o índice de inflação ao consumidor (CPI, da sigla em inglês). O crescimento de 0,9% em março é um sinal de desaceleração na inflação acumulada nos últimos 12 meses, indo de 8,5% para 6,9% em um mês. Os dados são do Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia.
Empréstimos na China
Para fechar o dia, o BC chinês deve anunciar ao final do dia o juros das loan prime rates (LPRs) de 1 a 5 anos. Esse indicador é usado pelos bancos chineses na hora de fazer empréstimos e serve como média para taxação de demais empréstimos no país.
Semana do Agronegócio
Ao longo de toda essa semana, o Suno Notícias está promovendo a Semana do Agronegócio.
Com o apoio da Suno Asset, AZ Quest e da Fator ORE, gestora do fiagro Ourinvest Innovation Fiagro Imobiliário Unica (OIAG11), os investidores podem aprender mais sobre as vantagens e como investir no agronegócio brasileiro.
Acompanhe mais sobre a semana de agro do Suno Notícias neste link.