Agenda do Dia: Selic; Taxa de juros dos EUA; Banco Votorantim; Usiminas; Embraer
Os assuntos da Agenda do Dia desta quinta-feira (19) prometem agitar o mercado interno e externo.
As reuniões do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve (BC dos EUA) aconteceram na última quarta-feira (19) e decidiram o rumo das taxas básicas de juros de cada um dos respectivos países. O Banco Votorantim está estudando fazer um IPO. Estas e outras notícias fazem parte da Agenda do Dia desta quinta.
A Agenda do Dia conta também com a notícia sobre a Usiminas, que anunciou um investimento de mais de R$ 200 milhões.
Confira os principais pontos da Agenda do Dia:
Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, na última quarta-feira (18), cortar em 0,50 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic).
A taxa básica de juros ficou em 5,50% ao ano, em um nova mínima histórica. Essa foi a segunda vez que o BC corta a Selic desde o começo do mandato de Roberto Campos Neto, no começo de 2019.
Fed
Coincidentemente, o Federal Reserve (Fed) também ajustou a taxa básica de juros dos EUA. A autoridade monetária decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, na última quarta-feira (18). O Banco Central dos Estados Unidos deixou a taxa dos Fed Funds no intervalo entre 1,75% e 2%.
Este é o segundo corte realizado pelo Fed em menos de dois meses. A decisão foi tomada pelos sete membros do comitê de política monetária do Banco Central dos EUA.
O Fed afirmou que a economia dos Estados Unidos está caminhando no sentido certo, com a criação de empregos e a baixa inflação.
Veja também: IPO da Saudi Aramco continua sendo boa aposta, dizem Sauditas
Banco Votorantim
O CEO do Banco Votorantim SA, Gabriel Ferreira, afirmou a jornalistas nesta quarta-feira (18), que o banco está se preparando para lançar sua oferta pública inicial (IPO). A informação foi divulgada pela agência Reuters.
De acordo com o CEO, depois do IPO, os acionistas do banco e o Banco do Brasil SA e o restante do grupo Votorantim, continuarão com uma participação no banco, por conta da alta probabilidade de aumento da lucratividade nos próximos anos. Atualmente o banco é o nono maior do Brasil.
Veja também: Construção civil pode deslanchar economia, diz economista do Itaú
Usiminas
A Usiminas anunciou que irá investir R$ 219 milhões entre o final deste ano e 2020. O dinheiro será aplicado em obras de manutenção do alto-forno 2 e também será utilizado para melhorar o sistema operacional da usina de Ipatinga, localizada em Minas Gerais.
Veja também: Lojas Americanas fecha acordo para ter acesso à rede da Linx
Embraer
Os funcionários da Embraer entraram em greve na última quarta-feira (18). As informações foram divulgadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 6,37%.
Lojas Americanas
Na última quarta-feira (18), a Lojas Americanas (LAME4) anunciou que irá expandir o acesso da fintech Ame e de sua controladora, a B2W (BTOW3), com uma nova parceria feita com a Linx, especialista em tecnologia para varejo.
“O acordo é uma das importantes parcerias que estão no plano de negócios da Ame para ampliar a sua aceitação no mundo físico”, afirmou a Lojas Americanas em comunicado.
A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.