Agenda do Dia: reforma da Previdência, Brexit, Itaú e Oi
Os assuntos da Agenda do Dia desta quarta-feira (4) prometem movimentar o mercado doméstico e internacional.
Na Agenda do Dia temos o relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB-CE), dizendo que a tramitação da proposta no Senado deve encerrar-se nesta quarta-feira (4). Na última terça-feira (3), o Parlamento britânico aprovou uma moção para um projeto de lei que pretende impedir o Brexit sem acordo.
Segundo um relatório do banco Safra, o Itaú Unibanco irá distribuir aos acionistas, em 2019, mais dividendos do que o esperado.
Estas e outras notícias fazem parte da Agenda do Dia desta quarta. Confira os principais pontos:
Andamento da reforma da Previdência
O relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB-CE), e a presidente da comissão, Simone Tebet (MDB-MS), creem que a tramitação da proposta no Senado acabará hoje.
Com o fim do prazo para a apresentação de emendas, Jereissati fará a leitura do novo parecer e o projeto será votado até o final do dia.
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguarda uma longa reunião nesta quarta-feira. Segundo Tebet, a sessão começará 10h. Além do voto de Jereissati, também serão lidos os votos separados à proposta.
“Vamos fixar um prazo para a leitura desses votos e, em seguida, abrimos para a discussão, encerramos a discussão e vamos para a votação”, disse Tebet.
Desdobramentos do Brexit
O Parlamento britânico, na volta do seu recessão de verão, aprovou na noite da última terça-feira (3), uma moção de urgência. A votação do projeito de lei terá por objetivo impedir o Brexit sem acordo com a União Europeia.
Após a derrota, Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, indicou propor eleições antecipadas se a medida for aprovada nesta quarta-feira (4).
Veja também: Brexit: libra cai ao menor patamar desde 2016
Foi a primeira vez desde 1894 que um premiê britânico não era derrota em sua primeira votação no Parlamento.
Itaú aumenta a distribuição dos lucros
Segundo o banco Safra, o Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4), maior banco da América Latina, pagará mais dividendos neste ano do que o esperado.
Os analistas analistas Luis F. Azevedo e Silvio Dória, do banco Safra, reforçaram que, levando em consideração a política de dividendos vigente, o payout (percentual do lucro destinado à distribuição de dividendos) ficará em 55%, frente a 49% previsto anteriormente.
O Itaú registrou um lucro líquido de R$ 7,034 bilhões no segundo trimestre de 2019. O valor indica uma alta de 10,2% ante o mesmo período do ano passado.
Mudanças na Oi
A Justiça do Rio de Janeiro homologou na noite da última segunda-feira (2) o plano de transição do comando da Oi. A informação foi divulgada pelo jornal “Valor Econômico”.
Saiba mais: Oi conversa com bancos para levantar até R$ 2,5 bilhões, diz jornal
Entre os possíveis candidatos a assumir o papel de COO (na sigla em inglês), está Rodrigo Abreu. O executivo é membro do conselho de administração da Oi e ex-presidente da TIM Brasil.
O processo foi iniciado em junho, e estava em análise pelo Ministério Público.
Protestos em Hong Kong
A chefe-executiva de Hong Kong, Carrie Lam, irá retirar o polêmico projeto de extradição de cidadãos para a China continental, onde a Justiça é controlada pelo Partido Comunista.
Essa proposta disparou manifestações no território semiautônomo nos últimos três meses. O cenário atual é considerado o mais crítico em Hong Kong desde 1997, quando o território foi devolvido pelo Reino Unido à China.
As bolsas asiáticas, em sua maioria, fecharam as suas sessões em alta.
A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.