A Agenda do Dia desta terça-feira (01) traz a primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa, às 8h, e a confiança empesarial da FGV, no mesmo horário. Além disso, os investidores ficam atentos ao PMI indutrial mensal brasileiro, às 10h, e à balança comercial mensal brasileira, às 15h.
No mercado internacional, chama atenção a divulgação do índice de preços ao consumidor anual na zona do euro e o índice de gerente de compras (PMI) industrial mensal nos Estados Unidos. Ainda no exterior, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou hoje relatório com suas expectativas para a economia global.
Confira os destaques da agenda do dia:
OCDE melhora previsões globais
Nesta manhã, a OCDE publicou seu relatório com previsões sobre a economia mundial, prevendo contração de 4,2% neste ano. Isso representa uma melhora em comparação com a estimativa feita em setembro, quando a instituição previa queda de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) global.
A OCDE também disse que a economia mundial pode crescer 4% ao longo dos próximos dois anos. O PIB mundial pode ser positivo em 4,2% em 2021, o que representa uma queda antes a previsão de 5% em setembro. Em 2022, a economia pode crescer 3,7%.
“Pela primeira vez desde que a pandemia começou, agora há esperança de um futuro melhor”, declarou a OCDE, citando progressos nas vacinas e ações dos governos e bancos globais para mitigar o impacto econômico da crise.
Zona do euro é destaque na agenda do dia
Outro destaque da agenda do dia é a inflação anual na zona do Euro, que caiu mais que o esperado em novembro, com a influência de menores custos de energia, segundo a Eurostat. A inflação nos 19 países do euro caiu 0,3% em novembro na comparação anual. Analistas ouvidos pela Reuters esperavam queda de 0,2%. Na comparação mensal, a inflação também caiu 0,3%.
Nesta tarde, às 14h, está previsto um discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.
Agenda do dia traz Balança Comercial
A balança comercial mensal será divulgada hoje às 15h pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Em outubro, a balança comercial brasileira registrou um superávit em outubro. As exportações superaram as importações em US$ 5,473 bilhões (cerca de R$ 31,46 bilhões), o maior resultado para o mês desde 2018.
A Agenda do Dia também destaca a participação do ministro Paulo Guedes no evento Brazil Opportunities Conference, do banco JP Morgan, às 16h.
Notícias Relacionadas