Ícone do site Suno Notícias

Agenda do Dia traz inflação medida pelo IPCA e reunião do Copom

IPCA é um dos destaques da Agenda do Dia

Queda no IPCA superou projeções dos analistas

A Agenda do Dia desta terça-feira (08) traz a divulgação do Índice de preços ao consumidor amplo (IPCA), às 9h, e o início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que define os rumos da política monetária brasileira. Além disso, o Tesouro Nacional promoverá um leilão de títulos às 10h30 de hoje.

No front externo, chama atenção a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro.

Na esfera corporativa, a agenda do dia traz a Gol (GOLL4), que promove teleconferência sobre a proposta de incorporação da Smiles (SLMS3), apresentada ao mercado ontem. Outro destaque é a precificação da oferta inicial de ações da Rede D’Or. Também faz parte da Agenda do Dia a BRF (BRFS3), que promove hoje seu encontro com investidores, às 10h30.

O mercado continua a acompanhar o evento do Itaú Unibanco (ITUB4) sobre a Amazônia, às 10h.

Confira os destaques da Agenda do dia:

IPCA no radar

Os investidores acompanham hoje, na Agenda do Dia, a divulgação do Índice de preços ao consumidor amplo (IPCA), medidor oficial de inflação do País.

Ontem, o Boletim Focus, divulgado semanalmente, voltou a elevar a expectativa pela inflação de 2020, medida pelo IPCA. De acordo com a publicação do Banco Central (BC), os especialistas do mercado esperam que a inflação deste ano seja de 4,21%. Essa é a 17ª semana consecutiva de aumento nas expectativas.

Quatro semanas atrás, a projeção dos analistas ouvidos pelo Banco Central era de um aumento nos preços na ordem de 3,20%, enquanto na semana passada, a estimativa estava em 3,54%.

Apesar da alta, os especialistas ainda avaliam que o risco de hiperinflação ainda é algo muito improvável.

Copom na Agenda do Dia

Começa hoje a reunião do Copom para decidir a política monetária nacional. No que se refere à taxa básica de juros da economia (Selic), os especialistas do mercado esperam a permanência de 2% até o fim deste ano, patamar mais baixo da série histórica.

Para o ano que vem, no entanto, a Selic deve subir para 3%, segundo os especialistas. A decisão do Copom será conhecida amanhã, no início da noite.

PIB da Zona do Euro

Outro destaque da Agenda do Dia é o PIB da zona do Euro, que foi divulgado na manhã de hoje. O indicador subiu 12,5% no terceiro trimestre ante o segundo. Na comparação anual, ocorreu uma queda de 4,3%, de acordo com a Eurostat.

A leitura preliminar apontava para uma alta de 12,6% na comparação trimestral. Para a base anual de comparação, a previsão era de queda de 4,4%.

A Agenda do Dia também destaca o encontro do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente Jair Bolsonaro, às 9h.

Sair da versão mobile