Na agenda do dia desta sexta-feira (9), os destaques vão para para a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal métrica da inflação no país, de março.
Além disso, na agenda do dia política, o presidente Jair Bolsonaro participa de evento da Marinha, o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto tem presença confirmada em reuniões com integrantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e fala também ao Infomoney. Paulo Guedes, ministro da Economia, participa de evento do Bradesco BBI.
Na parte corporativa, o destaque vai para o evento com investidores e analistas da Hypera (HYPE3).
Inflação é destaque na agenda do dia
O IBGE divulga, às 9h, dados da inflação brasileira em março, com o mercado esperando um avanço de 1,03%, após outros índices sinalizarem tendência de alta mais forte no período.
Nos Estados Unidos, às 9h30, é divulgada a inflação ao produtor do mesmo mês. Mais tarde, às 11h, o país publica também a variação dos seus estoques no atacado para o terceiro mês do ano.
Mais cedo, na agenda do dia, a Alemanha tornou público dados da sua produção industrial de fevereiro, que caiu 1,60% ao invés de avançar 1,50% como esperado pelo consenso, e sua balança comercial do mesmo mês, que ficou em 18,1 bilhões de euros.
Sexta é repleta de falas de autoridades
Na agenda do dia política desta sexta, o presidente da República, Jair Bolsonaro, participa às 11h de cerimônia da Marinha, onde deve falar ao público.
O ministro da Economia Paulo Guedes participa às 12h de evento do Bradesco BBI, onde deve se pronunciar. Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é presença confirmada em eventos, falando às 9h e às 15h em reunião do FMI e às 11h em entrevista ao portal InfoMoney.
Há também, na agenda do dia desta sexta, o último leilão da InfraWeek, com a venda de terminais portuários. São quatro terminais de líquidos no Porto de Itaqui, no Maranhão, utilizados na logística de distribuição de combustíveis no Nordeste, e outro termina de madeira, em Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Além disso, o mercado aguarda também a coletiva do governador de São Paulo João Dória, marcada para às 12h45, em que ele deve definir se posterga ou não as restrições – o que impacta, principalmente, o setor do varejo.
Hypera Day é único evento corporativo
O Hypera Day é o único evento corporativo da agenda do dia de hoje. A companhia se reúne com investidores e analistas para falar sobre os resultados de 2020 e também para definir metas para o futuro.